Em clima de Ano Santo, Forania de Matosinhos realiza peregrinação à Santuário

Inspirados pelo tema “Peregrinos da Esperança”, as oito paróquias que pertencem a Forania do Senhor Bom Jesus de Matosinhos realizaram no último domingo, dia 23 de novembro, dia que a Igreja celebra a Solenidade do Cristo Rei do Universo, a peregrinação ao Santuário, de acordo com o Ano Jubilar 2025, proclamado pela Igreja Católica, que convida todos a atravessar a Porta Santa, sinal de misericórdia, e a renovar a fé com gestos concretos: oração, reconciliação, caridade e serviço.

O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, localizado em São João del-Rei, foi proclamado como uma das Igrejas Jubilares da Diocese de São João del-Rei e tem acolhido diversos peregrinos. O Santuário é um lugar de profunda devoção e espiritualidade, sendo um verdadeiro refúgio sagrado, afinal, ele é muito mais do que um simples local de culto; é um ponto de encontro para aqueles que buscam conforto espiritual, renovação e paz interior.

O momento foi marcado pela Santa Missa, presidida pelo pároco do Santuário, Padre Vinícius Idefonso Campos, e concelebrada pelos padres que compõem a forania. Representantes das paróquias participaram da procissão de entrada juntamente com as imagens de seus respetivos padroeiros: Santa Rita de Cássia (Ritápolis); Nossa Senhora da Conceição (Coronel Xavier Chaves e Colônia do Marçal); São Sebastião (Santa Cruz de Minas); São João Bosco (SJDR); São Judas Tadeu (SJDR); Menino Jesus de Praga (SJDR) e Senhor Bom Jesus de Matosinhos (SJDR).

Com o tema “Peregrinos de Esperança”, o Jubileu convida os fiéis a vivenciarem uma jornada espiritual, refletindo sobre a importância da esperança em tempos de desafios e incertezas. Além de incentivar ações práticas do Evangelho, trazer Deus para o centro da vida das e fortalecer a fé como peregrinos para que haja, cada vez mais, uma Igreja em saída.

Ao término da celebração, os padres se encaminharam aos pés do Senhor Bom Jesus de Matosinhos onde rezaram a oração do Ano Jubilar e, logo após, deram a bênção final a todos os presentes. O Jubileu da Esperança segue até o dia 6 de janeiro de 2026.

Fotos: Fabíola Ribeiro (PASCOM SBJM)