Missa em ação de graças celebra os 40 anos de ordenação sacerdotal do padre João Rodrigues e do padre José Raimundo

A Diocese de São João del-Rei celebrou na última sexta, dia 12, com gratidão e alegria, os 40 anos de ordenação sacerdotal do padre João Rodrigues, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Dores de Campos, e do padre José Raimundo, vigário paroquial da Paróquia de Sant’Ana e da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ambas em Barroso.

A Santa Missa em ação de graças, na Matriz de Sant’Ana, em Barroso, foi presidida por Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo da Diocese de Camaçari (BA) e conterrâneo dos homenageados, e concelebrada por Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, além de diversos sacerdotes do clero diocesano e sacerdotes conterrâneos. Durante a celebração, destacou-se o testemunho de perseverança, fidelidade e doação que marca os quarenta anos de ministério presbiteral dos dois sacerdotes, ordenados no mesmo dia e unidos por uma longa história de serviço à Igreja.

Ao final da Missa, foi lida uma homenagem preparada por Cristina Chiericato, da Paróquia de Sant’Ana, que recordou, com emoção, o dia da ordenação sacerdotal, há quarenta anos, e a marca indelével do sacramento da Ordem, que configura o sacerdote a Cristo para sempre:

“Padre João, sinto que o senhor tem uma alma de artista. Uma alma que vê, na beleza, a presença, a criação de Deus. Vejo o senhor seguir a Cristo na beleza das igrejas que o senhor reforma, nas pinturas, nas imagens tão realistas. Vejo seu seguimento no zelo com a sagrada liturgia, para que seja belamente executada. Penso muito no senhor quando ouço o versículo 9, do Salmo 69: “O zelo pela tua casa me consome”. Zelo que se estende para a parte humana do templo, no carinho com seu povo, na disponibilidade no atendimento das confissões, em ouvir um viúvo recente ou até em se unir ao povo na limpeza da Igreja. O senhor vê na beleza o cuidado de Deus e O honra assim. Vê nas pessoas desamparadas o Cristo amante da humanidade. O senhor, padre João, é singular.”

“Padre José Raimundo, uma pessoa tão humana e humilde, seguidor e servidor de Cristo servindo ao seu povo, principalmente os sofredores. A marca feita em sua alma no dia da sua ordenação o impulsiona a olhar com compaixão, como Jesus, o povo de Deus. Ao retornar para Barroso, o padre Zé, com sua humildade e timidez se mostrou incansável, prestativo, sempre disponível para uma confissão ou uma missa de exéquias. Congregou um pequeno grupo de pessoas que estudam a doutrina social da Igreja, principalmente a Campanha da Fraternidade, o grupo Fé e Cidadania, do qual faço parte. Nestes encontros, vemos nele a preocupação com o pequeno, com o que passa frio e fome, com o cuidado com o planeta e com seus habitantes. Seu seguimento a Cristo faz com que tenha uma empatia tão grande com o rebanho, como se fosse ele mesmo sofrendo nas pessoas. Com o tempo descobrimos que é um estudioso dos documentos da igreja e, apesar de não ter redes sociais, se mantém sempre informado sobre as notícias da Santa Sé. Também trouxe para Barroso a Infância Missionária, que mostra sua preocupação com a religiosidade das crianças. Padre Zé, essa semana o senhor me disse que não se julga merecedor de homenagens porque é apenas um padre comum. Engana-se. O senhor é incomum. A Marca recebida naquele 12/12 faz o senhor viver como Cristo viveu.”

A celebração dos quarenta anos de sacerdócio tornou-se, assim, um momento de louvor a Deus pelo dom da vocação, pela fidelidade vivida ao longo das décadas e pelo testemunho de dois presbíteros que, cada um com seu estilo e carisma, continuam a servir à Igreja com dedicação, amor e espírito evangélico. Como um ato de devoção mariana, ao final da celebração, padre João e padre José Raimundo ofereceram flores à Nossa Senhora de Guadalupe, celebrada no dia.

A Diocese de São João del-Rei une-se em oração e gratidão pelos padres João Rodrigues e José Raimundo, pedindo ao Senhor que continue a sustentá-los com saúde, alegria e renovado ardor missionário, para que sigam sendo sinais vivos do cuidado de Cristo Bom Pastor no meio do povo de Deus.

FOTOS: PASCOM/PARÓQUIA DE SANT’ANA