Termina nesta sexta-feira, 30, o encontro de formação dos presbíteros da CNBB Regional Leste 2. O evento que teve início na segunda-feira, 26, aconteceu no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG), e teve como tema “Ações pastorais em tempos de redes sociais e Inteligência Artificial”. O evento buscou capacitar as lideranças religiosas para os novos desafios comunicacionais e tecnológicos da Igreja.
Guiado pelo lema bíblico “Sem liderança, o povo se arruína; e com muitos conselheiros se salva” (Provérbios 11, 14), o encontro buscou refletir a urgência de debater o impacto das ferramentas digitais no cotidiano das comunidades e na evangelização contemporânea.
“A Formação Permanente para os Presbíteros do Regional Leste II trouxe uma reflexão e uma formação bastante lúcidas a respeito do desafio atual da Igreja de compreender e refletir acerca das novidades tecnológicas do tempo presente, tendo como assunto principal a Inteligência Artificial e suas implicações no contexto da pastoral da Igreja. Embora seja uma realidade muito desconhecida ainda, a IA pode ser uma importante ferramenta na criatividade pastoral e na ação direta dos grupos da Pastoral da Comunicação nas comunidades e paróquias. Mesmo com os seus riscos e ainda com seus receios, provocados pelo desconhecimento a respeito dessa realidade, a IA poderá revolucionar os meios de evangelização e a forma como a Igreja se fará presente neste novo ambiente que surge com o avanço tecnológico atual”, pontua Padre Lucas Alerson de Souza.
Para o Representante dos Presbíteros da Diocese de São João del-Rei, Padre Marcos Alexandre Pereira, esta formação do Leste II é um momento especial para aprofundarmos em temas atuais. “Foi um momento de descanso, lazer e, sobretudo, para fomentar a Pastoral Presbiteral no Leste II em nossas Dioceses. Hoje, pela manhã, tivemos um belo momento de espiritualidade conduzindo por Dom Aluísio Vitral”.


























