A importância de se tirar férias

Janeiro é mês de férias escolares e o preferido por diversos trabalhadores para tirar a merecida pausa e aproveitar para viajar com a família. Mas, tão importante quanto a oportunidade de realizar um passeio com seus familiares, é a necessidade de se tirar férias para sua saúde.

Após um período de 12 meses de trabalho contínuo, é necessário um momento de pausa no trabalho, um momento de descanso. Tirar férias ajuda a repor as energias físicas, auxilia no rendimento, promove o equilíbrio mental e auxilia na criatividade. Muitos profissionais adiam suas férias por longos períodos; isso influencia a capacidade de produção, pois trabalha-se no limite da força física e mental, levando à fragilidade da saúde e do estado emocional.

O excesso de trabalho pode acarretar diversas doenças, tais como: transtornos mentais (estresse, depressão e síndrome de burnout), dores em geral (tendinite, dor lombar e dor nos músculos), além de doenças na pele e respiratórias. O estresse obtido pelo trabalho também acarreta problemas cardiovasculares, além de síndrome do intestino irritável e prisão de ventre.

Profissionais da área de saúde recomendam que, nas férias, se durma bastante, aproveitando-se o ócio e tempo livre para realizar atividades que proporcionam prazer e relaxamento.

Tire esse momento para você! Passeie, descanse, leia um bom livro, veja um bom filme, curta sua família e amigos! Boas férias!

Fonte: A12