Os grupos de jovens da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (Juventude Missionária, Vinde Vede e Guardiões da Aldeia) já se organizam para se deslocarem para os portões dos campis da Universidade Federal de São João del-Rei no próximo domingo, 03, para acolher os estudantes que vão realizar o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ideia é encaminhar palavras de incentivo e motivar os jovens estudantes. Sem dúvida, uma iniciativa de evangelização.
“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma etapa importante na vida dos jovens brasileiros, representando para muitos a porta de entrada para o ensino superior e a realização de sonhos e objetivos. A prova, que exige dedicação e preparo, é também um momento de ansiedade e expectativa para estudantes que desejam um futuro promissor. Por isso, o apoio emocional e espiritual torna-se essencial para os que realizam o exame, sejam eles católicos ou não. Nesse intuito vamos promover pela segunda vez a ‘Missão Enem’, uma iniciativa dos grupos de jovens que se unem para acolher os estudantes que chegam a um dos locais de prova. Os jovens voluntários estarão presentes com palavras de encorajamento e fé, oferecendo conforto e inspiração para os candidatos neste momento de desafio”, explica o Seminarista Olímpio Longati Pinto.
Este ano, o projeto também vai contar contar com o apoio do Grupo de Pós-Emaús, da Paróquia de São Sebastião, ampliando a rede de solidariedade e testemunho cristão. “Aqueles que desejarem participar e apoiar essa missão, sejam jovens ou não, são convidados a estarem presentes nos dias 03 e 10 de novembro, entre 12h e 13h, na Praça Dom Helvécio, próxima ao portão principal do Campus Dom Bosco da UFSJ. Também, os que quiserem, poderão ir vestidos com camisas dos movimentos que participam e levar cartazes com mensagens de motivação. Essa será uma oportunidade para testemunhar a fé e a solidariedade junto aos estudantes de nossa região”, explica o jovem.
Na Paróquia Santo Antônio, em Tiradentes, uma missa com a juventude vai ser realizada neste sábado, 02, com bênção especial para aqueles que vão fazer a prova no domingo. A celebração vai acontecer na igreja matriz, às 18 horas.
O Enem foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.








