Acompanhe ao vivo a Ordenação Episcopal de Monsenhor Dirceu

A Diocese de São João del-Rei tem a alegria de convidar você para acompanhar ao vivo a Ordenação Episcopal do Monsenhor Dirceu de Oliveira Medeiros, Bispo eleito de Camaçari, Bahia. A celebração será conduzida pelo Bispo ordenante, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; e pelos Bispos co-ordenantes, Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo Diocesano de São João del-Rei, e Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

ACOMPANHE AO VIVO:

SOBRE O NOVO BISPO

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros nascido em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Cursou ensino fundamental e médio na Escola Estadual Francisco Antônio Pires na cidade natal.

Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da diocese de São João del-Rei, situado em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia de 1995 a 1997 no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Possui Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Em 2015 participou, no Convento do Ecce Homo, em Jerusalém, do curso de aprofundamento bíblico e arqueologia bíblica promovido pelos filhos e filhas da Congregação de Sion. Lecionou nos cursos de Teologia para Leigos na diocese de São João del-Rei e no Instituto Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora.

Na Diocese de São João del-Rei exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja. Foi Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).

Desde junho de 2019 exerce a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), residindo em Brasília-DF.