A cidade de Andrelândia esteve em festa na última quinta-feira, 15, para celebrar a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação. Iniciada nos primeiros dias do mês de agosto, a festa este ano teve como tema “Com Maria em oração”, reforçando a celebração do Ano da Oração e a preparação para o Jubilei 2025 proposto pelo Papa Francisco.
Tanto no Brasil quanto na Europa, existem diversas paróquias dedicadas a Nossa Senhora do Porto. Pelo que se sabe, no entanto, a única cidade a invocar a padroeira pelo título inédito de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação é Andrelândia. “A nossa padroeira chegou ao lugar em função da devoção de alguém e veio por vontade daqueles primeiros habitantes da cidade. Esse é um dia de alegria e reflexão, pois celebramos com devoção e gratidão o dia de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, a nossa amada padroeira. Neste momento de união espiritual, nos reunimos para honrar e louvar aquela que nos guia com seu amor materno e nos protege com sua intercessão constante. Ela é o porto seguro para nossos corações, um refúgio de paz em tempos turbulentos e a personificação do amor incondicional. Hoje, renovamos nossa devoção a ela e expressamos nossa gratidão pelas graças que recebemos por sua intercessão. Que possamos seguir seus exemplos de compaixão, generosidade e solidariedade, construindo uma comunidade cada vez mais unida e amorosa”, pontua o pároco, padre Domingos Sávio da Silva.
A programação festiva contou com celebrações de missas e novenário. No dia 15 de agosto, dia da padroeira e feriado na cidade, a programação foi especial e logo pela manhã houve momento mariano catequético junto das crianças da comunidade, reforçando, desde cedo, a importância de se cultuar a devoção a padroeira, a Virgem Maria. O Palhaço Pirulito também marcou presença e na festa e fazer sua homenagem à Padroeira antes do início da celebração da Santa Missa, contagiando as crianças com sua alegria e seu amor pela Virgem Santíssima.
Na parte da noite houve, ainda, a celebração da missa festiva presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, procissão e coroações da imagem. “A Festa de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação é um momento especial de unidade de todo o povo Andrelandense em razão da devoção à Virgem Maria, invocada, aqui, como a Senhora do Porto da Eterna Salvação. Vê-se que a Paróquia é formada por um povo fervoroso na fé e compromissado com a vida da comunidade, na companhia de seu Pároco, o Padre Domingos Sávio da Silva. Isso se expressa pela grande participação e envolvimento nas atividades da Festa da Padroeira”, destaca o seminarista Jeferson Coimbra.





































