Antes de seguir para uma nova missão, Irmã Rosário recebe homenagens em SJDR

Na tarde da última terça-feira, dia 13, aconteceu na capela do Hospital de Nossa Senhora das Mercês uma Celebração Eucarística em ação de graças pelos oito anos de serviço pastoral da irmã Rosário Garcia Diaz Concé, Mercedária da Caridade, até então responsável pela Pastoral da Saúde no hospital. Com homenagens e agradecimentos por parte da Igreja e da direção do hospital, a religiosa, de origem espanhola e com 90 anos, encerrou suas atividades em São João del-Rei e partiu para uma nova missão no estado de São Paulo.

Durante o período em que esteve presente em São João del-Rei, Irmã Rosário viveu com entusiasmo e intensidade o carisma das Irmãs Mercedárias da Caridade, sobretudo junto aos enfermos.

Dom José Eudes, Bispo Diocesano, que presidiu a celebração, destacou em sua homilia o ardor missionário da consagrada, que diariamente, e de maneira incansável, visitava os leitos do hospital levando às pessoas Jesus Eucarístico e, a todos, sejam enfermos, familiares ou funcionários, uma palavra de fé, conforto e ânimo. Sua presença, assim, ajudava àqueles que experimentavam a provação do sofrimento humano a sentirem o cuidado e o alívio do Cristo, o Bom Samaritano, e de sua bondade para com os sofredores.

Mulher vigorosa e de grande fé, a religiosa também deixa à comunidade um legado de zelo pelas coisas de Deus, manifestado no cuidado para com a capela do hospital, e de carinho para com os sacerdotes e seminaristas que por lá atuavam. Sua alegria contagiante também testemunhava o sentimento de realização em viver a vocação à vida consagrada, tornando-se, assim, uma grande promotora vocacional.

Da mesma forma, a religiosa tornou-se referência no que tange ao tema da humanização no atendimento hospitalar. Nesse sentido, estando junto aos pacientes, muitas vezes marcados pela angústia e preocupação, se empenhava em um atendimento guiado pelo respeito, atenção e empatia para com as pessoas.

Vale destacar que a Congregação das Irmãs Mercedárias da Caridade realiza diversos trabalhos sociais e de evangelização em São João del-Rei, seguindo o carisma do fundador, o Beato Padre João Nepomuceno Zegrí. Ao final da celebração, toda a comunidade se dirigiu à Virgem das Mercês rogando pela nova missão da religiosa e pelas vocações femininas à vida consagrada na Igreja.

Texto: seminarista Jeferson Djalma Coimbra

Fotos: Hospital de Nossa Senhora das Mercês