Após o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, emitir o comunicado com nomeações e transferências, na tarde da última terça-feira, 22, os padres Vinicius Idefonso Campos e Rondineli Cristino publicaram nas redes sociais das paróquias de São José Operário, de São João del-Rei, e Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Prados, endereçada aos respectivos paroquianos. Confira os documentos na íntegra!
São João del-Rei, 22 de outubro de 2024, Memória de São João Paulo II.
“Vamos a outros lugares, às aldeias da vizinhança, a fim de pregar também ali, pois foi para isso que eu saí” (Mc 1,38)
Caríssimos paroquianos de São José Operário,
o lar de Nazaré é um lugar sereno, transbordante de amor, onde no silêncio do cotidiano escutamos a Palavra do Senhor e crescemos em “estatura, sabedoria e graça” (Lc 2,40), mas, por mais que desejamos permanecer a vida toda na “Carpintaria de São José”, lugar transbordante de fé, alegria e vida, é preciso escutar a voz do Bom Jesus que diz: “Segue-me”.
Sim, hoje o Senhor me chama a segui-lo numa nova missão. A notícia da minha nomeação para a Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, é acolhida com alegria por uns e tristeza por outros. Mas, o importante é que seja acolhida com respeito. Respeito ao sr Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento e ao Conselho Presbiteral da Diocese, do qual até o momento faço parte. Não cabe neste momento palavras ofensivas. O importante é viver o que rezamos todos os dias no Pai Nosso “seja feita a tua vontade” (Mt 6,10) e, foi justamente o que pedimos na liturgia do último Domingo: “Deus eterno e todo-poderoso, tornai-nos dispostos a obedecer sempre à vossa vontade e a vos servir de coração sincero” (Oração coleta 29º DTC).
Todos sabem do meu amor e respeito pelo povo do Tijuco, sou e serei sempre grato por tudo que juntos estamos realizando pelo bem do Reino de Deus entre nós. Também reconheço e retribuo o amor de cada um por mim. Não só a Paróquia mas eu também sou um padre transformado “pelo vinho novo que é o próprio Jesus”. Sendo assim, por mais difícil que seja, vamos viver esse momento de transição juntos, no respeito, na fé e no vivo amor que nos une. Até o dia de encerrar as atividades como Pároco de São José Operário, teremos oportunidade de conversar, celebrar e continuar realizando o melhor para o bem da Paróquia.Desde já, peço que acolham com coração aberto o Padre Rondineli Cristino, meu amigo e padrinho de Crisma. Sou agradecido a São José por me conceder a graça de entregar a Paróquia aos cuidados de um amigo. Mais agradecido sou por entrega-lo aos cuidados do povo do Tijuco, esse povo acolhedor, cheio de fé, respeitoso e carinhoso com os padres. Por favor, paroquianos, recebem tão bem o Padre Rondineli, assim como me receberam. Tenho certeza que não irão decepcionar minha esperança.
Querido povo do Tijuco, rezem pela minha nova missão que será desempenhada aos pés do Bom Jesus de Matosinhos. Rezem para que eu saiba ser um bom pastor para o povo do Matosinhos e que aquelas ovelhas me ensinem a ser um bom padre, como vocês me ensinam. É com coração aberto e confiante na vontade do Senhor, que no tempo certo, partirei da Casa de Nazaré, para “como sobre os ramos vão buscar os passarinhos, nosso abrigo em vós buscamos, Bom Jesus de Matosinhos!” Ó Bom Jesus de Matosinhos, daí-me desde já abrigo em vosso coração! Povo da Paróquia Santúario do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, desde já, peço licença para entrar na vossa casa, no vosso coração e, ser convosco, Povo de Deus peregrinando para a Casa do Pai.“
Nossa glória é a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” (Gl 6,14)
Que o glorioso São José, Patrono da Igreja, continue alcançando para todos nós, as mais preciosas bênçãos dos céus. Que o amor de Deus continue nos unindo.
Pe. Vinícius Idefonso Campos


Carta aberta ao povo Pradense,
Queridos irmãos e irmãs da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Prados,
Saudações e bênçãos no Senhor!
Dirijo-me a todos vocês, com o coração repleto de gratidão, para expressar meus mais sinceros sentimentos neste momento especial da minha caminhada sacerdotal.
Primeiramente, agradeço a Deus e a vocês pela oportunidade de servir a esta querida comunidade paroquial como pároco por mais de cinco anos e meio. Foram anos de grande aprendizado, crescimento espiritual, construção de amizades e inúmeras bênçãos. A convivência com este povo de fé viva e generosa deixou marcas profundas em meu ministério e em minha vida pessoal, marcas que levarei por toda a minha vida. Agradeço por todo gesto de carinho, cada oração, cada conquista e cada momento em que, juntos, pudemos testemunhar como é grande o amor de Cristo por todos nós!
A vida sacerdotal é um chamado constante ao serviço, uma missão na qual precisamos estar sempre prontos a responder com amor Àquele que nos chamou e a nos colocar à disposição onde o Senhor nos enviar. Assim tenho procurado viver, sendo fiel ao lema que escolhi no dia da minha ordenação: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15). Esse lema tem sido a bússola que guia minha caminhada, e é com ele no coração que prossigo para essa nova missão à qual hoje fui designado, disposto a servir com humildade e dedicação, onde quer que o Senhor e a Igreja precisem de mim.
Agradeço de maneira especial ao nosso querido Bispo Diocesano que, desde sua chegada à nossa Diocese, junto com o Conselho Presbiteral, confiou a mim missões tão nobres quanto exigentes. Reafirmo aqui minha gratidão, minha obediência e minha alegria em continuar servindo, consciente de meus limites e fraquezas, mas com a certeza de que Deus sempre concede a graça necessária para que possamos realizar Sua obra.
Ao novo pároco nomeado para esta paróquia, desejo de coração um trabalho pastoral profícuo e abençoado. Tenho plena certeza de que encontrará em Prados um povo fiel, generoso, amigo, sincero, humilde e profundamente enraizado em sua fé. Este é um lugar de ricas tradições e de uma cultura tricentenária, onde a fé se manifesta de maneira viva e contagiante na vida de seu povo. Que Deus abençoe este novo ciclo e que as sementes plantadas ao longo dos anos continuem a dar muitos frutos.
Aos meus futuros paroquianos da Paróquia São José do Tejuco, manifesto desde já minha alegria em poder caminhar com vocês. Tenham a certeza de que, com a graça de Deus e a intercessão do glorioso São José, faremos juntos um belo caminho de fé e serviço. Preciso muito do apoio e das orações de cada um de vocês para que possamos construir, juntos, uma comunidade ainda mais unida e fortalecida no amor de Cristo.
Ao meu amigo e afilhado, Pe. Vinícius, deixo aqui minha mais profunda gratidão pelo belíssimo trabalho realizado nesta grande paróquia. Saiba que me esforçarei para ser um humilde operário na carpintaria de São José, aprendendo cada vez mais a servir com a humildade do grande artesão. Que o Senhor continue a abençoá-lo e guiá-lo em sua nova missão!
Com o coração cheio de gratidão, despeço-me com a certeza de que sempre estarei em oração por esta querida comunidade, e conto também com as orações de todos vocês para esta nova etapa que se inicia.
Que São José e a Bem-Aventurada Virgem Maria, Senhora da Conceição, intercedam por nós e que Deus nos abençoe abundantemente.
Com carinho fraternal,
Pe. Rondineli Cristino
Memória de São João Paulo II, Prados, 22 de outubro de 2024








