Após reforma, bispo conduzirá missa e benção em igreja de Rosa Mística, no Residencial Lenheiro

Após anos de trabalho em grupo finalmente a Comunidade Rosa Mística, da paróquia São José Operário, vai comemorar a finalização da reforma da igreja, localizada no Bairro
Residencial Lenheiro. Para a celebração, uma missa será presida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, neste domingo, dia 05.

Segundo o pároco, padre Vinícius Campos, a obra é a concretização de um verdadeiro trabalho em comunidade. “Desde o início a igreja Nossa Senhora Rosa Mística foi uma obra realizada pelo povo, resultado de uma comunidade sempre unida. Desde a inauguração em 2001 a igreja não tinha recebido uma reforma. Agora a igreja apresenta um novo formato, dentro das orientações litúrgicas. Todas as alterações foram realizadas buscando tornar o ambiente litúrgico mais digno e acolhedor para as celebrações”, explica.

Nesta sexta-feira, 03, padre Vinícius Campos presidirá a bênção da imagem do Crucificado, do sino e da Via-Sacra, que se encontra no adro da igreja. Já no domingo, dia 05 de julho, o Bispo Diocesano, Dom José Eudes, presidirá a Missa de ação de graças pela conclusão da reforma. Durante a Santa Missa, abençoará também o novo altar, o ambão e o sacrário.

A história da comunidade teve início em 1989, quando a senhora Maria do Carmo procurou algumas pessoas da região e contou que teve um sonho com a Virgem Maria, onde a mesma pedia que fosse construída uma igreja sob a proteção de Nossa Senhora Rosa Mística. Segundo o relatos, outros moradores tiveram o mesmo sonho com Nossa Senhora, pedindo a construção da igreja.

O que para alguns seria acolhido como uma coincidência, para o grupo fervoroso se tornou uma pratica de evangelização, realizando a oração do terço nas casas dos moradores, junto da Imagem de Nossa Senhora Rosa Mística. A obra teve o incentivo e apoio do pároco, Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho assim como do bispo da época, Dom Antônio Mesquita.

Em 1992, um terreno aos pés da Serra do Lenheiro foi doado e, assim, puderam dar inicio  aos trabalhos de construção. Pedreiros e serventes de obras eram voluntários do bairro que contavam, ainda, com a ajuda de outros moradores para o carregamento de pedras, distribuição de lanches e realização de limpezas. A obra era realizada todos os finais de semana.

A obra foi se desenvolvendo através da realização de barraquinhas, vísporas, feijoadas, leilões, serestas e doações da comunidade local, de pessoas do município, das cidades vizinhas e da Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Praticamente toda a comunidade, na época, se envolveu e participou na construção da capela.

No ano de 1993 foram concluídos os trabalhos da primeira etapa da obra, a parte de baixo. Neste período é fundada a Conferência Nossa Senhora Rosa Mística, da Sociedade São Vicente de Paula. Neste mesmo tempo foi dado inicio aos cursos de catequese.

Em 22 de julho de 2001 a Igreja foi inaugurada e o Santíssimo foi entronizado. A imagem de Nossa Senhora Rosa Mística foi abençoada pelo Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, muitos fieis em procissão, seguiram até o tempo recém construído. Dom Antônio Mesquita, bispo emérito de São João del-Rei, presidiu a Santa Missa e abençoou a igreja. Em 2002 teve início a novena e festa da padroeira, sempre no mês de julho.

Em 2016, diante de alguns desgastes na estrutura por causa do tempo, a comissão da comunidade, junto com o pároco, padre Vinícius Campos, começaram a cogitar a reforma da igreja. Sendo assim, foi elaborado um projeto e a comunidade inicia um novo trabalho de arrecadação de recursos.

Em março de 2019 tem inicio as obras de reforma da igreja de Nossa Senhora Rosa Mística. A primeira etapa acontece na parte externa e nas salas de baixo. Após um intervalo, tem início a segunda etapa, a parte interna e a pintura da igreja. Toda a reforma é realizada graças a participação da comunidade do Lenheiro, o dízimo paroquial e a doação de devotos e amigos da Paróquia.

A reforma foi concluída em junho de 2020.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).