Peças únicas, cravadas de muito talento que transmitem, nos detalhes da arte, o retrato da fé. As imagens sacras encantam, não apenas, os olhos de quem as admira, mas também auxilia na evangelização dos cristãos. O Domingo de Ramos marca a abertura da Semana Santa, chamada a “semana maior” da Igreja Católica por vivenciar a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Um período intenso de celebrações, em São João del-Rei, que ganha atenção e concentra olhares de várias partes do mundo.
Na igreja São Gonçalo Garcia, os preparativos já tiveram início com a restauração e entronização da imagem do Senhor do Triunfo. A celebração vai acontecer neste domingo, 29, com missa na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar às 08 horas, seguida de benção e procissão para a igreja São Gonçalo Garcia.
A imagem é datada à policromia de 1837 e teve seu restauro iniciado em março de 2022, tendo sido refeita todas as articulações, a roca anterior e a troca de toda a cobertura.
A responsabilidade da restauração ficou por conta do artista são-joanense, Fernando Pedersini que, de forma voluntária, realizou uma imunização pontual e a retirada da repintura. As galerias externas também foram preenchidas e niveladas e foi repigmentada com a pintura original, apontada no documento.
A imagem pertence ao acervo da Confraria dedicada ao santo franciscano e há anos fazia parte da programação central da histórica Semana Santa em São João del-Rei. Esta retratação de Cristo recorda sua entrada triunfal em Jerusalém, dando início a trajetória de sua Paixão, Morte e Ressurreição.