Após Retiro Espiritual online, clero comenta experiência e destaca o aprendizado

Nos dias 21 a 23 de julho, o clero da Diocese de São João del-Rei esteve reunido, de maneira remota, para a realização do Retiro Espiritual, uma recomendação prevista pelo Código de Direito Canônico (cânon 276 § 2 4º), sendo, ainda, uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e reforçar a unidade.

Realizado de forma online, seguindo os métodos de prevenção contra o Covid-19, o evento contou com a participação de Frei César Cardoso de Resende, além dos momentos de oração, reflexão e informação.

Segundo o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, é um convite a voltar ao primeiro amor. “Ajuda cada Padre assumir sua vida com alegria, generosidade e fidelidade para que prossiga  com o seu ministério e com fidelidade a Deus e ao povo. Considerando que não tivemos nosso Retiro Espiritual no corrente ano convido, vamos realizar três dias de espiritualidade através de videoconferência”.

Após três dias de experiência, os sacerdotes avaliaram de forma positiva a iniciativa, até então, inovadora. Através de vídeo, eles pontuaram o aprendizado e forma de adaptação perante a atual realidade vivenciada.

Para o represente do clero diocesano, padre Vinícius Idelfonso Campos, o contexto atual serve de base para uma boa reflexão de vida. “Já se vão quatro meses que adentramos num deserto, numa caminhada árida, um caminho jamais imaginado. Sequer pensamos, no dia em que nós, presbíteros, fizemos a promessa de consagrar toda a nossa vida a Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, tal cenário passou pela nossa mente. Um possível martírio, sofrer alguma privação material, uma grave enfermidade para testemunhar o Cristo, pode até ter passado, mas não uma situação de pandemia como a que estamos vivendo. Por hora, são muitas as angústias e dúvidas, mas se Deus nos conduziu a tal deserto é porque quer nos ensinar um pouco mais de seu amor”.

Ao final do retiro espiritual, vivido na meditação online e no silêncio orante de casa, fica um um grande ensinamento, segundo padre Vinícius. “Podemos correr o risco de achar que neste tempo de pandemia precisamos fazer muitas coisas, ocupar todo o tempo do nosso dia com ações online, inventar modas e modismos só para parecer atualizado, mas se formos por esse caminho, Deus continuará não encontrando espaço em nosso coração tão cheio de agitações. Como foi lembrado por Frei César, a transformação do coração é a obra que Deus quer operar em nós”, destaca.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).