Artista são-joanense leva devoção à Beata Nhá Chica até o México

Aconteceu em Uriangato, no México, nos dias 04 e 06 de outubro, o 9º Encontro Internacional de Alfombristas. Este evento reúne artistas de diversos países, para expor, com materiais próprios de cada país, a arte utilizada nos tapetes de rua, muito utilizados em procissões da nossa região.

Este ano, artistas internacionais deixaram uma marca indelével no evento. Os tapetes, cada um com seu estilo único e cores vibrantes, refletiram não apenas a criatividade individual de cada país, mas também a conexão global que é tecida através da arte efêmero, afinal, essas obras transformam as ruas em um museu ao ar livre. que celebra a diversidade cultural.

Dentre os participantes, esteve presente Carlos Magno de Araújo, restaurador e artista sacro da cidade de São João del-Rei. Em seu trabalho, o artista fez uma homenagem a sua conterrânea, à Beata Francisca de Paula de Jesus, popularmente conhecida como Nhá Chica. “Eu quis trazer para os mexicanos e para outros países conhecerem a imagem de uma santa brasileira e nada melhor que a representação da Beata Nhá Chica”, explicou o artista.

O material utilizado para o trabalho foi marmolina, um pó de pedra que pode ser tingido e consegue uma coloração peculiar e específica para ser trabalhada. Carlos Magno aproveitou a ocasião para divulgar e propagar a devoção da Beata Nhá Chica em terras mexicanas, contando com o auxílio de um tradutor que narrava aos interessados a história da beata são-joanense.

Colaboração: Página oficial del Encuentro Internacional de Alfombristas de Uriangato | diocesedacampanha.org.br | Cônego Marcos Antônio Menezes Thomaz

Fotos: Carlos Magno