Assembleia Ampliada do CONSER conclui atividades com reflexões e missa

Terminou nesta quinta-feira, 30 de novembro, a Assembleia Ampliada do CONSER, promovida pelo Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Belo Horizonte. O evento contou com a participação de um leigo de cada diocese, bispos, bispos auxiliares, bispos eméritos, administrador diocesano, coordenadores diocesanos de pastoral e a coordenação das pastorais, movimentos e organismo e teve como tema central “Igreja sinodal: vocação, busca e processo”, com assessoria do padre Geraldo Luiz de Mori, professor de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

O último dia começou com a Missa com Laudes, que foi presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo de Caratinga (MG), e concelebrada por Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba (MG) e Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, arcebispo de Pouso Alegre (MG). Dom Hugo María Van Steekelenburg, O.F.M., bispo emérito de Almenara (MG), esteve presente na Casa de Retiros São José, para acompanhar a programação desta quinta-feira.

Da Diocese de São João del-Rei estiveram presente o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jorge Wilsson Fonseca e o Diácono Rutiero Ruan de Carvalho, Secretário Comissão para os Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2.

“Nós procuramos utilizar a metodologia sinodal que o Papa Francisco tanto nos pede. Refletimos e rezamos a sinodalidade e pudemos, tanto nas reflexões como nas orações, integrar melhor e compreender o que isso significa para a Igreja e o caminho que ainda precisamos trilhar e fazer de concreto em nossas comunidades, paróquias e dioceses”, pontua o Diácono Rutiero.

Em seguida, os participantes tiveram outro momento de partilha no plenário para a exposição de uma síntese final, elaborada a partir do que foi discutido pelos grupos. Com isso, foi possível identificar ações que já existem e precisam ser potencializadas em nível regional e diocesano, como a formação, as instâncias de comunhão e o processo sinodal. Também foi identificado as dificuldades que comprometem a caminhada, sendo como principal a dificuldade em escutar. Tornando essencial a melhoraria da capacidade de acolher, acompanhar, discernir e integrar.

A assembleia foi concluída com um momento orante conduzido por Dom José Carlos de Souza Campos, que agradeceu a presença de todos. “Que em paz na proteção de Deus sigamos nossos caminhos, após esses dias de muito trabalho”, finalizou.

Novos coordenadores de Pastoral

Foi informado, durante a última sessão de trabalho, que houve eleição dos padres que assumirão a coordenação dos coordenadores de Pastoral das dioceses. Os eleitos foram:

Coordenador: Pe. Márcio Rodrigo Mota – Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano (MG)
Vice coordenador: Pe. Rogério de Jesus – Diocese de Janaúba (MG)
Secretário: Pe. José Geraldo de Oliveira – Arquidiocese de Mariana (MG)

Assista aos vídeos

Fala de Dom José Carlos
Fala do Pe. Geraldo Luiz de MoriInformações: CNBB Leste 2