Assessor diocesano da Pastoral Catequética participa de evento celebrativo em Aparecida/SP

Aconteceu entre os dias 1º e 3 de setembro o Encontro celebrativo dos 40 anos do documento Catequese Renovada. O evento reuniu mais de mil catequistas na cidade de Aparecida/SP.

O evento eclesial, organizado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve como lema “Tocar corações e impulsionar a missão”, o encontro tem o objetivo de recordar o documento “Catequese renovada: orientações e conteúdo” aprovado em 1983 durante a 21ª Assembleia Geral (AG) da CNBB e, com ele, animar a acolhida de seu conteúdo nas comunidades brasileiras.

De acordo com a assessora da Comissão, Mariana Aparecida Venâncio, trata-se do documento mais importante para a Igreja do Brasil em termos de catequese, até a publicação do novo Diretório Nacional de Catequese (DNC). O documento, que impulsionou a renovação da catequese nestes últimos 40 anos, CR permanece como uma grande referência para a catequese no Brasil.

“Muitas vezes não sabemos onde irão chegar aqueles que passaram pelas nossas mãos. Durante um tempo, eu estava afastado da Igreja e quando voltei, quem me acolheu foi uma catequista, se não fosse ela hoje não estaria aqui e não seria bispo”, enfatizou dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, bispo auxiliar de Vitória (ES) e membro da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética e agradeceu os catequistas: “obrigado por vocês doarem a vida para a catequese”.

Da Diocese de São João del-Rei participaram o assessor diocesano, padre Samuel Detomi, juntamente com representantes leigos da Pastoral Catequética.