Através da tecnologia, Paróquia une fé e prática esportiva com Circuito Virtual

Foto: André Marques

Continuam abertas as inscrições para o 1º Circuito Esportivo Virtual da Santíssima Trindade, promovido pela Paróquia Santo Antônio, em Tiradentes. O evento, além de promover a qualidade de vida e saúde por meio da pratica esportiva busca ainda fortalecer a fé nas três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Embora o circuito virtual não seja uma novidade, nunca alcançou muita popularidade entre os atletas. Foi a junção do cancelamento das provas tradicionais com a vontade incessante dos corredores voltarem a ativa que finalmente a fizeram crescer no mercado. A proposta da modalidade é bem simples: colocar o tênis e realizar as atividades individualmente na rua, trilha ou até mesmo em casa (na esteira ou rolo), em qualquer dia e horário entre às 00h00 do dia 22 de maio e às 23h59 do dia 29, marcando no aplicativo “Strava”.

Segundo Fernando Trindade de Paiva, presidente da Associação dos Atletas de Tiradentes (Equipe Tirarunners) e um dos organizadores do evento, a ideia é incentivar a prática de atividade física aliada à fé. “Temos notado que o número de pessoas correndo, caminhando e pedalando tem aumentado a cada dia nos últimos anos, o que mostra que há uma consciência maior no cuidado com a saúde do que antes, mas além desse pessoal que já pratica alguma atividade física, a gente imagina que, até quem não tem o costume de caminhar ou de participar de eventos desse tipo, possa fazer uma caminhada até o Santuário, seja até mesmo como promessa ou agradecimento à Santíssima Trindade”, explica.

Os participantes devem percorrer no mínimo 5km (na modalidade corrida e caminhada) e no mínimo 16km (Modalidade Trilhão de Bike), deixando livre para quem quiser fazer uma distância maior. Cada participante inscrito que cumprir o desafio receberá uma medalha personalizada da Santíssima Trindade, já abençoada pelo pároco, padre Álisson Sacramento.

“Nós colocamos como uma das propostas que cada participante que esteja fazendo o percurso na rua e próximo ao Santuário da Santíssima Trindade, em Tiradentes, possa passar em frente ao templo, fotografar e publicar nas redes sociais marcando a Paróquia de Tiradentes Oficial. É uma forma de registrar sua fé e fomentar a importância da pratica esportiva”, pontuou o sacerdote.

O convite se torna ainda mais atrativo ao se tratar de belo cenário natural que existe na cidade. Para os amantes de bicicleta, uma grande oportunidade para executar o esporte, admirar a beleza natural e praticar a solidariedade, pelo menos é o que afirma o representante do grupo Anjos do Esporte e responsável pela modalidade do Trilhão no evento, Márcio Geraldo Silveira. “Além de estar praticando um esporte, cuidando da saúde e adquirindo mais qualidade de vida, outro ponto positivo é que estaremos ajudando nas obras da igreja”.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.paroquiatiradentes.com.br até o dia 21 de maio. Tem a possibilidade de adquirir um kit personalizado. Informações pelo (32)3355-1238.

inscreva-se: 1º Circuito Esportivo Virtual da Santíssima Trindade

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).