Baixo estoque de sangue para o carnaval preocupa Hemocentro de São João del-Rei

Faltando sete dias para o carnaval, o estoque de sangue do Hemocentro de São João del-Rei está abaixo do ideal para atender a demanda. Nesta terça-feira, dia 18, a unidade conta com 110 bolsas de sangue, quando seriam necessárias 300 por semana. O sangue é utilizado para atender 17 cidades e 24 hospitais na região.

A necessidade de sangue é constante nos hemocentros, afinal, as transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias. Este período costuma ser crítico para os bancos de sangue em todo o sistema público de saúde. O número de acidentes aumenta e os estoques de sangue baixam. Doar sangue é um grande gesto de solidariedade.

“Estamos com o estoque baixo aqui no Hemocentro, principalmente para os grupos O Positivo e O Negativo. Caso não seja possível doar antes do Carnaval, reforço a necessidade de vir, também após a festa. Afinal, precisamos repor o estoque para conseguir atender a todos”, explica a capitadora do Hemocentro de São João del-Rei, Bete Santos.

Os interessados em realizar a doação devem procurar o Hemominas, localizado na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, Bairro Segredo. Os atendimentos acontecem nas segundas e terças-feiras, das 15h30 às 19h30, e nas quintas e sextas-feiras, das 07h às 11h30. O atendimento pode ser agendado pelo 155.

Quem pode doar

Para doar sangue os candidatos devem ter peso igual ou superior a 50 quilos, no mínimo 16 anos de idade e estar portando um documento de identificação com foto. Os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. A coleta do sangue leva de 8 a 12 minutos. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local. Informações pelo telefone (32) 3322-2900.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).