Baixo estoque de sangue para o carnaval preocupa Hemocentro de São João del-Rei

Faltando 13 dias para o carnaval. Sabe-se que grande parte da população está aguardado ansiosamente para poder aproveitar o Carnaval, depois de um longo período longe da festa devido à pandemia. E a Hemominas também se une a essa alegria. Mas se preocupa com um outro lado dos festejos: a ansiedade vem, por que, neste período, os doadores de sangue se esquecem de aparecer para doar sangue, ou ficam impossibilitados devido a presença do álcool no organismo.

Porém, infelizmente, a necessidade de sangue nos hospitais e serviços de saúde não dá folga. A necessidade de sangue é constante nos hemocentros, afinal, as transfusões fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias. Este período costuma ser crítico para os bancos de sangue em todo o sistema público de saúde.

E pode aumentar, devido a uma maior movimentação de carros, ônibus e pessoas transitando pelas estradas e rodovias do estado. Neste sentido, além de assegurar o fornecimento de sangue para os serviços rotineiros – pacientes com doenças hematológicas e cirurgias eletivas – a Hemominas precisa estar preparada para atender às urgências e emergências que chegam aos hospitais públicos e particulares conveniados em toda Minas Gerais.

Por isso, a Hemominas está promovendo uma campanha de incentivo à doação de sangue, convidando toda a população mineira a fazer uma doação de sangue em qualquer de suas unidades. Assim, os estoques de sangue também vão se encher de alegria!

“Estamos com o estoque baixo aqui no Hemocentro, principalmente para o grupo O Negativo. Caso não seja possível doar antes do Carnaval, reforço a necessidade de vir, também após a festa. Afinal, precisamos repor o estoque para conseguir atender a todos”, explica a capitadora do Hemocentro de São João del-Rei, Bete Santos.

“Vale ressaltar que trabalhamos em rede e, com a doação, as pessoas não vão estar ajudando apenas os são-joanenes, mas toda a sociedade de Minas Gerais”, pontua Cida Giarola.

Os interessados em realizar a doação devem procurar o Hemominas, localizado na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, Bairro Segredo. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 11h30. O atendimento pode ser agendado pelo 32 3322-2920, 32 33222915, ou pelo site hemominas.mg.gov.br.

Quem pode doar

Para doar sangue os candidatos devem ter peso igual ou superior a 50 quilos, no mínimo 16 anos de idade e estar portando um documento de identificação com foto. Os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. A coleta do sangue leva de 8 a 12 minutos. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local. Informações pelo telefone (32) 3322-2900.