Aconteceu no último domingo, 17, na cidade de Barroso/MG, o 4º Viver Vicentino, reunindo vicentinos e comunidade em um dia de oração, formação e serviço. O evento reuniu cerca de 1500 integrantes do trabalho no Ginásio Ceclas e contou com a presença do bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, do Padre Emanoel Bedê Bertunes, CM, do Confrade Willian Alves, além do Seminarista Olímpio Longatti.
Em seu momento formativo, Padre Emanuel falou sobre a figura de Maria, Serva de Esperança, reforçando a temática proposta para o encontro “Servir com Esperança”. A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização formada por grupos de leigos católicos e voluntários que buscam ajudar os mais necessitados, promovendo a dignidade e integridade da pessoa, seguindo o exemplo do fundador e defensor da promoção humana, Antonio Frederico Ozanam.
As conferências vicentinas formam parte de uma comunidade de fé que contempla o Cristo no rosto do pobre, executando um serviço concreto e prático, em coordenação e amizade uns com os outros. Hoje, a SSVP está presente em 150 países, nos cinco continentes, e conta com mais de 800 mil membros. Os vicentinos fazem do sonho do beato Ozanam, que é abraçar o mundo em numa rede de caridade, uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana. A missão da SSVP é minimizar a miséria dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.
A base do trabalho vicentino é a interação direta e individual com aqueles que estão com necessidades, bem como as suas famílias, independentemente das suas origens ou das suas crenças. Eles trabalham na promoção integral do assistido, orientando-o no plano material, mas muito mais no plano espiritual, para levá-lo a participação no Reino de Deus.
Os membros se reúnem semanalmente em conferências para debater e sugerir maneiras de atender a essas famílias carentes, que são cadastradas após sindicância socioeconômicas. Todas as ações são fundamentadas e pautadas em um livreto, a Regra.
Há mais de 150 anos no Brasil, o país concentra o maior número de vicentinos no planeta, com cerca de 100 mil membros, espalhados por 20 mil conferências. Semanalmente a instituição distribui mais de 800 mil quilos de alimentos, arrecadados por meio de campanhas junto aos colaboradores, além de remédios, roupas, materiais escolares e utensílios diversos. Estima-se que 200 mil famílias sejam atendidas pelo movimento. (Dados: a12.com)




















