Benção das velas ilumina igrejas no dia da Apresentação do Senhor

Nesta quinta, 02 de fevereiro, a Igreja celebrou a Solenidade da Apresentação do Senhor. Esta celebração faz memória ao dia em que o Menino Jesus foi levado ao Templo de Jerusalém, por Maria e José, apresentado aos sacerdotes e consagrado a Deus. Nessa festa, dois profetas ganham um destaque especial, são eles: Simeão e Ana. Ambos, tementes a Deus, aguardavam com esperança a vinda do Messias. Missas e benção de velas iluminaram as igrejas e movimentação a programação religiosa.

Com a celebração, a Igreja revive o mistério com a admiração da Sagrada Família de Nazaré, iluminada pela plena revelação daquele “Menino” que como a primeira e a segunda leitura acabaram de nos recordar, é o juiz escatológico prometido pelos profetas (cf. Ml 3, 1-3), o “Sumo Sacerdote misericordioso e fiel”, que veio para “expiar os pecados do povo” (Hb 2, 17). O Menino, que Maria e José levam com emoção ao Templo, é o Verbo encarnado, o Redentor do homem, da história!

Comemorando o acontecimento que nesse dia teve lugar em Jerusalém, os fiéis são convidados a entrar no Templo, para meditar sobre o mistério de Cristo, unigênito do Pai que, com a sua Encarnação e a sua Páscoa, tornou-se o primogênito da humanidade redimida. Desta maneira, o Evangelho prolonga-se o tema de Cristo luz, que caracteriza as solenidades do Natal e da Epifania.

A solenidade também se celebra o mistério da Consagração: consagração de Cristo, consagração de Maria e consagração de todos aqueles que se põem no seguimento de Jesus por amor do Reino.

Na Diocese de São João del-Rei, missas e bênçãos de velas fizeram parte da programação de diversas paróquias. Veja como foi a celebração em algumas paróquias: