O Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, celebrou o Natal com os reclusos do Presídio Regional do Mambengo, da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de São João del-Rei (APAC), o Presídio de Lavras, e no Presídio de Resende Costa. Segundo a Pastoral Carcerária, momentos como este são fundamentais para a ressocialização dos detentos, reafirmando o compromisso da Igreja com aqueles que buscam recomeçar suas vidas à luz do Evangelho.
Durante a ação no Presídio Regional do Mambengo, em São João del-Rei, o bispo visitou todas as celas da instituição, conduzindo palavras de esperança e bênçãos. Já em Resende Costa, Dom José Eudes presidiu a celebração da Santa Missa, reforçando as palavras de Jesus Cristo. A celebração foi um marco na vida de diversos irmãos privados de liberdade, que tiveram a oportunidade de participar deste importante momento de fé. Na Assistência aos Condenados de São João del-Rei (APAC), além da missa, Dom José Eudes também realizou a cerimônia da Primeira Eucaristia.
“Nossa ação concreta nesse natal enquanto Pastoral Carcerária foi visitar as unidades prisionais que estão no território de nossa diocese. Junto do senhor bispo, eu e Padre Diego, passamos nas celas dos detentos, conversamos com eles e demos a bênção por ocasião do Natal. Com certeza foi um momento marcante, não só para nós, mas também para os detentos e para a polícia penal, que viu com muito ânimo e amparo a presença do bispo diocesano, que para eles foi sinal de parceria e encorajamento. Visitar as unidades prisionais é uma obra de misericórdia. Ir até aqueles que estão encarcerados, levando a palavra do Senhor e, sobretudo, lhes propondo a conversão do coração, foi um momento de grande graça”, destaca Padre Daniel Nicodemos Josino.
A celebração de Natal contou com o apoio dos diretores e agentes das unidades prisionais, assim como os padres assessores da Pastoral Carcerária na Diocese de São João del-Rei, Padre Daniel e Padre Diego Ricardo. Na cidade de Resende Costa, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, Padre Marcos Alexandre Pereira, também marcou presença.
“A Pastoral Carcerária em nossa diocese está responsável pela evangelização de quatro unidades prisionais: o Presídio de Lavras, o presídio de São João del-Rei, a APAC e o presídio de Resende Costa. Nessas visitas, pudemos levar uma mensagem de esperança e renascimento para todos. Dessa forma, queremos ser uma presença viva da Igreja nos presídios, visto que, visitar os presos é uma obra de misericórdia corporal”, pontua o sacerdote.














