Terminou na manhã desta sexta-feira, 24, o Encontro de Formação Permanente do Clero da Diocese de São João del-Rei. O evento teve início na última terça-feira, 21, e aconteceu no Hotel Recanto das Hortênsias, na cidade de Passa Quatro/MG. A programação contou com momentos de oração, missas e reflexões.
O encontro teve como tema “Servir com Segurança”, focalizando o papel fundamental que o Direito Canônico desempenha para garantir que o ministério sacerdotal seja exercido com competência, responsabilidade e proteção ao bem do Povo de Deus. Realizado anualmente, o evento buscou oferecer aos sacerdotes da diocese uma atualização relativa aos fundamentos do Direito Canônico e às orientações pastorais vigentes, promovendo uma reflexão conjunta sobre como aplicar essas normas na prática do ministério: litúrgica, pastoral, administrativa e penitencial.


O evento também buscou fomentar uma cultura de formação contínua que associe vida espiritual, competência humana, saber jurídico-eclesiástico e fraternidade presbiteral. É uma forma de reafirmar o compromisso de todo o clero de “servir com segurança”, ou seja, com zelo, responsabilidade e fidelidade ao Evangelho e à tradição da Igreja.
Após a missa, a celebração da Santa Missa e a última conferência do Padre Crésio Rodrigues da Silva, doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense (Roma) e vigário-judicial da Diocese de Uruaçu, Padre Elissandro Campos conduziu os agradecimentos ao formador.


Peregrinação Diocesana
Com o término dp Encontro de Formação Permanetne, o clero segue para a cidade de Aparecida/SP para a concentração da Romaria Diocesana, com a celebração da Santa Missa netse sábado, 12 horas, no Santuário Nacional de Aparecida. O evento é uma forma de celebrar o Ano Santo a nível diocesano e reavivar a fé através do Jubileu de Esperança, proposto pelo Papa Francisco.
Os peregrinos que visitarem a Basílica de Aparecida no período do Jubileu poderão receber indulgências plenárias, desde que cumpram as condições indicadas pela doutrina católica, como confissão, comunhão e orações pelas intenções do Papa.
Na Bula oficial do Jubileu, o Papa ressalta a importância de reconhecer a esperança pela Mãe de Deus e seus santuários espalhados pelo mundo. “Não é por acaso que a piedade popular continua a invocar a Virgem Santa como Stella Maris, um título expressivo da esperança segura de que, nas tempestuosas vicissitudes da vida, a Mãe de Deus vem em nosso auxílio, apoia-nos e convida-nos a ter fé e a continuar a esperar. Neste Ano Jubilar, que os Santuários sejam lugares sagrados de acolhimento e espaços privilegiados para gerar esperança”.
Colaboração e fotos: Padre Rondineli Cristino | Assessor Diocesano de Comunicação













