Teve início na tarde desta terça-feira, 22, o Encontro de Formação Permanente do Clero da Diocese de São João del-Rei. Neste ano, o evento está sendo sediado no Hotel Recanto das Hortênsias, na cidade de Passa Quatro, e novamente busca levar momentos de oração, partilha, reflexão e confraternização.
O encontro tem como tema “Servir com Segurança”, focalizando o papel fundamental que o Direito Canônico desempenha para garantir que o ministério sacerdotal seja exercido com competência, responsabilidade e proteção ao bem do Povo de Deus. Realizado anualmente, o evento busca oferecer aos sacerdotes da diocese uma atualização relativa aos fundamentos do Direito Canônico e às orientações pastorais vigentes, promovendo uma reflexão conjunta sobre como aplicar essas normas na prática do ministério: litúrgica, pastoral, administrativa e penitencial, além de fomentar uma cultura de formação contínua que associe vida espiritual, competência humana, saber jurídico-eclesiástico e fraternidade presbiteral. É uma forma de reafirmar o compromisso de todo o clero de “servir com segurança”, ou seja, com zelo, responsabilidade e fidelidade ao Evangelho e à tradição da Igreja.
Para trabalhar o tema, Padre Crésio Rodrigues da Silva, doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense (Roma) e vigário-judicial da Diocese de Uruaçu (GO), vai conduzir 07 conferências temáticas durante toda a programação. O sacerdote atua como juiz auditor junto ao tribunal eclesiástico diocesano, participando da estrutura que trata de matérias como nulidade matrimonial e causas eclesiásticas. Natural de Goiás e com 33 anos de ministério sacerdotal, Padre Crésio é Pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia em Uruaçu e possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (1998). É especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás (2002) e especialista em Cultura e Meios de Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Além de Mestre em Direito Canônico pela Universidad de Navarra (2012).
Segundo o conferencista, em tempo em que o ministério sacerdotal enfrenta desafios crescentes — tanto internos, quanto externos — torna-se cada vez mais relevante que os presbíteros conheçam, não apenas os aspectos espirituais e pastorais de seu serviço, mas também os marcos jurídicos e canônicos que o regulam. O direito canônico ajuda a assegurar que o ministério seja exercido com clareza de competência, proteção de direitos e deveres de todos os envolvidos (clero, fiéis, instituições). “Servir com segurança” significa, também, diminuir riscos de mal-entendidos, litígios ou falhas de zelo, através de uma prática informada e responsável.
“Trazer essa temática para a formação do clero diocesano possibilita um maior conhecimento canônico e fortalece a credibilidade da Igreja, ajudando a promover a justiça e favorecer a comunhão entre sacerdotes e fiéis — elementos essenciais para a missão evangelizadora. A formação permanente desse tipo contribui para que o ministério seja vivo, dinâmico, adaptado aos tempos, e solidamente apoiado em normas que protegem a comunhão e o bem comum, seja no meio eclesial ou, até mesmo, pastoral”, pontua Padre Rondineli Cristino, Assessor Diocesano de Comunicação.
Além do momento de formação, a programação conta, ainda, com celebrações de missas, orações da Liturgia das Horas, momentos de partilha e confraternizações. ‘O encontro será concluído com celebração eucarística, momento de ação de graças pelo dom do ministério sacerdotal e renovação da vocação presbiteral. Serão reforçados os laços de comunhão entre os sacerdotes, bem como, com o bispo diocesano e com o povo de Deus. A Diocese de São João del-Rei reafirma, assim, seu empenho em acompanhar seus presbíteros na via permanente da formação, para que continuem, com alegria e segurança, a missão de servir”, reforça Padre Rondineli.
O evento segue até sexta-feira, dia 24, quando os sacerdotes vão se dirigir para a cidade de Aparecida/SP. No sábado, 25, toda a Diocese vai se reunir no Santuário Nacional de Aparecida, em uma Romaria Diocesana, na celebração da Santa Missa às 12 horas. Uma forma de reavivar a fé e celebrar o Jubileu de Esperança, proposto pelo Papa Francisco.
Fotos e colaboração: Padre Rondineli Cristino, Assessor Diocesano de Comunicação



























