Movidos pelo espírito do Ano Santo, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, e outros 08 padres diocesanos, se encontram desde o início da semana, em peregrinação à Roma para as celebrações do Jubileu dos Bispos em Roma, como parte do Ano Santo da Esperança. Cerca de 400 bispos de mais de 50 países participaram, na manhã desta quarta-feira, 25 de junho, das celebrações do Jubileu. A delegação brasileira contou com aproximadamente 30 bispos, que se uniram ao grupo para um dia de oração, peregrinação e comunhão com o Papa Leão XIV.
O evento começou com a acolhida no Braccio di Costantino, onde os prelados receberam os paramentos próprios do Ano Santo: estola, casula e mitra. Em seguida, teve início a peregrinação até a Porta Santa da Basílica de São Pedro. A missa foi celebrada no Altar da Cátedra, presidida pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito emérito do Dicastério para os Bispos.
Após a Eucaristia, os bispos se reuniram para ouvir a catequese do Papa ainda na Basílica. O Santo Padre destacou a figura do bispo como “testemunha de esperança” e como homem de comunhão, fé, caridade pastoral e vida teologal. Em sua reflexão, Leão XIV afirmou que o bispo deve ser “homem de esperança”, que mesmo nos momentos mais difíceis do povo, se mantém próximo, sustentando pela virtude teologal. O Papa ressaltou que o pastor não deve oferecer “receitas prontas”, mas o testemunho de vida cristã simples e vivida em comunidade.
O Pontífice descreveu ainda as virtudes essenciais ao ministério episcopal: prudência pastoral, pobreza evangélica, castidade vivida no celibato e virtudes humanas como lealdade, paciência, escuta e abertura de coração. O bispo, afirmou, deve ser “pai e irmão dos pobres”, alguém acessível, firme na fé e comprometido com a comunhão da Igreja local.
Após a catequese, os bispos fizeram juntos a Profissão de Fé diante do túmulo do apóstolo Pedro, renovando seu compromisso com o Evangelho e com o serviço ao povo de Deus. O Jubileu foi encerrado com um almoço fraterno no pátio do Pontifício Seminário Romano Maior.
O Papa concluiu seu discurso exortando os bispos a serem promotores da unidade no presbitério diocesano: “Que cada presbítero experimente a paternidade, a fraternidade e a amizade do Bispo. Este espírito de comunhão faz crescer a Igreja na unidade”.
Clero Diocesano
Além do bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e do Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, também estão em Roma os Padre Álisson André Sacramento (Chanceler do Bispado), Jorge Wilson Carvalho Fonseca (Coordenador Diocesano de Pastoral), Marcos Alexandre Pereira (Representante Diocesano dos Presbíteros), Javé Domingos da Silva (Reitor da casa de formação do Seminário São Tiago), Elissandro José Campos de Carvalho (Reitor do Propedêutico do Seminário São Tiago), Domingos Sávio da Silva, Neidir Antônio Nogueira Vale, Antônio Carlos Trindade da Silva e Plínio Ataíde da Silva Almeida.
Os sacerdotes participaram de uma celebração no Colégio Pio Brasileiro presidida por Dom Jaime, Presidente da CNBB. Estando em Roma, diante da Porta Santa, os sacerdotes levam em oração as intenções do povo diocesano, vivendo este tempo de graça com fé, esperança e renovação.
O Jubileu dos Seminaristas, Bispos e Sacerdotes segue até a próxima sexta-feira, 27.
								

















