Bispo e padres participam da Assembleia CONSER Leste 2, em Belo Horizonte

Teve início na segunda-feira, 06 de junho, em Belo Horizonte (MG), a Assembleia CONSER Leste 2. Os trabalhos seguirão até próximo dia 9, quinta-feira, e vão contar com momentos de apresentação e reflexão sobre a temática “Assembleia eclesial, conjuntura eclesial e sinodalidade: uma interlocução”.

O encontro conta com a participação de (Arce)bispos, coordenadores diocesanos de Pastoral, representantes dos presbíteros, coordenadores(as) regionais de Pastorais, Organismos e Movimentos de todo o Estado de Minas Gerais, reunindo mais de 100 pessoas na Casa de Retiros São José. Da Diocese de São João del-Rei participam o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e os padre Vinícius Idefonso Campos e Marcos Alexandre Pereira, representante dos presbíteros e coordenador de Pastoral, respectivamente.

Na manhã desta quarta-feira, 8 de junho, padre Júlio Cesar Evangelista Resende, Assessor Nacional da Pastoral da Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abriu os trabalhos do dia com a exposição Sínodo dos Bispos.

Durante o momento, padre Júlio Cesar mostrou como a Assembleia Eclesial é considerada fortemente sinodal, pois envolve a todos e todas no processo de diálogo e escuta. “Não é possível pensar em sinodalidade sem estarmos juntos, pois é com essa experiência do encontro que se gera comunhão e participação”, afirmou.

Mesa Redonda

Na parte da tarde vai haver uma mesa redonda com a participação dos três assessores: Ir. Valéria Andrade Leal, Assessora Nacional da Pastoral para Juventude da CNBB; padre Boris Agustín Nef Ulloa, Clero da Arquidiocese de São Paulo e Doutor em Teologia Bíblica e do Padre Júlio Cesar, promovendo uma interação ainda mais efetiva entre os participantes.

As perguntas e questionamentos sobre o tema central da Assembleia estão sendo coletadas através de um formulário on-line, que foi enviado a todos os inscritos no evento.

O período da noite será dedicado a reunião de grupos específicos: (Arce)bispos, coordenadores diocesanos de Pastoral, representantes dos presbíteros, coordenadores(as) regionais de Pastorais, Organismos e Movimentos, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos e buscar planos de ação. Cada um dos grupos irá refletir e debater sobre as exposições feitas pelos assessores.

PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

Segundo Padre Vinícius, o retorno da Assembleia do Regional Leste II, no modo presencial, é um momento bonito para o convívio e a partilha de experiências eclesiais. “A partir das palestras meditamos sobre a importância de crescer numa sinodalidade. Como igreja é sempre necessário colocar o Evangelho como o centro e a partir dele, discernir e avançar na missão que Jesus nos deixou”.

Padre Marcos também participa do evento e partilha do mesmo pensamento. “Participar da Assembleia do Conser é sempre uma alegria. Neste momento mais especial ainda, pois, tem 3 anos que não encontramos enquanto Assembleia. A convivência, a partilha, isso me fez muito bem. Muito boa a palavra dos assessores. A Assembleia está acontecendo num clima muito bom de reecontro, nos ajudando refletir nossa caminhada rumo ao Sínodo 2021-2023”.

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).