Bispo emite comunicado com ordenações, nomeações e transferência

Depois de ouvir o Conselho de Formação, durante a reunião do dia 19 de novembro, e do Conselho Presbiteral, no dia 20, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, aprovou a ordenação presbiteral dos diáconos Lucas Alerson e Thairo Guimarães, e fez também as devidas nomeações.

Comunicado do Bispo

A ordenação do diácono Thairo Guimãres será no dia 01º de fevereiro de 2020, em sua terra natal, na cidade de Carrancas. Após a ordenação, padre Thairo será nomeado vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, na cidade de Andrelândia.

A ordenação do diácono Lucas Alerson será no dia 08 de fevereiro de 2020, em sua terra natal, em Resende Costa. Após a ordenação, padre Lucas será nomeado vigário paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de São João del-Rei.

Padre Jorge Wilson Carvalho Fonseca foi nomeado administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade do Rio Grande.

Padre José Paulo Guimarães Menezes, fez o pedido para o ano sabático, e continuará assessorando a pastoral da sobriedade na diocese.

Peço as orações de todos por toda a nossa diocese , que a Virgem do Pilar nos abençoe e nos proteja hoje e sempre.

Dom José Eudes C. Nascimento

Expectativa para a ordenação

Com data marcada, os jovens Lucas e Thairo aguardam ansiosos a chegada da Ordenação Sacerdotal. E a espera é grande, segundo os jovens. “É o momento que motiva o desejo de cada vez mais me unir a Cristo por meio do ministério. Com muita confiança na graça de Deus, que capacita a todos aqueles que se colocam a caminho da missão, é que me coloco cada vez mais a serviço do Reino de Deus e da Igreja, certo de que Aquele que chama não decepciona”, destaca Lucas.

“É uma alegria incondicional que toma conta do meu coração. Aquele sonho de criança, lá na igreja de Carrancas. Ao me colocar diante do altar para servir, dar sinal de relação. De fato, ‘não fui eu que escolhi, mas o senhor que me escolheu. Que seria eu e onde estaria se não fosse o amor de Deus?’ Por isso com o coração, eu digo ‘eis-me aqui”, explica Thairo, colocando-se a serviço da Igreja.

Sobre as nomeações, os futuros padres já adiantam a alegria da notícia, afinal, ambos já vem atuando nas respectivas paróquias durante o diaconato. Segundo Lucas, “é um povo que me acolheu muito bem e me ensinou a dar passos consideráveis no agir pastoral e no amadurecimento da caminhada vocacional. Sou muito grato a Deus pela verdadeira e calorosa acolhida do povo da Paróquia e de seu pároco, Padre José Bittar”.

“Estar com o povo de Deus é uma alegria. Aqui estou, povo andrelandense para servi-los e conto também com a ajuda e acolhida de vocês. Estamos juntos, caminhando nas estradas da vida, rumo à Jerusalém celeste”, reforça Thairo.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).