Bispo emite comunicado sobre a construção da nova Casa de Pastoral

Na amanhã desta quinta-feira, 17, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, emitiu um comunicado sobre os avanços administrativos na Diocese, em especial, a construção da nova Casa de Pastoral. Além do bispo, o documento também foi assinado pelo Vigário Geral, padre Geraldo Magela da Silva, e pelos demais membros do Colégio de Consultores, composto pelos padres Dirceu Medeiros, José Bittar, Marcos Pereira, José Walter e Neidir Nogueira. Veja:

Querido Povo de Deus da Diocese de São João del-Rei

AVANÇOS ADMINISTRATIVOS NA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI

Considerando que todos somos Igreja e, por tanto, corresponsáveis por aquilo que acontece no âmbito Eclesial na Igreja, partilhamos com todos vocês os importantes passos que estamos dando, no campo administrativo, em nossa Diocese.

HISTÓRICO

• Em 2012 a Diocese de São João del-Rei, sob a coordenação de Dom Célio de Oliveira Goulart (In memoriam) iniciou uma reflexão, no campo administrativo, no sentido de melhorar suas estruturas e garantir sustentabilidade para nossa Igreja Particular.
  • Na ocasião, chegou-se a um consenso de que não seria viável uma reforma do Centro de Pastoral São Tiago devido ao estado precário da edificação e sua localização que não favorece o silêncio e o recolhimento para realização de nossos encontros.
  • Diante disso surgiu, em clima de partilha com os diversos conselhos da Diocese e em diálogo com os movimentos e pastorais que utilizam a casa, a sugestão de se alienar o imóvel ou ainda encontrar uma empresa parceira que pudesse nos apresentar uma proposta interessante.
  • As tratativas avançaram e chegou-se a um consenso de que seria oferecido à empresa parceira o imóvel da atual Casa de Pastoral São Tiago na Avenida Leite de Castro e, por sua vez, a empresa parceira faria uma nova edificação, reservando para a Diocese alguns imóveis, apartamentos e lojas, que uma vez alugados dariam suporte financeiro à Diocese para seus projetos pastorais e sociais.
  • Além disso, para atender à demanda pastoral da Diocese, foi sugerido que a empresa parceira encontrada faria uma NOVA CASA DE PASTORAL no terreno do atual Seminário Propedêutico com uma estrutura moderna e adequada para os encontros e retiros.
  • Uma vez definido o que se faria, Dom Célio, submeteu o projeto às diversas instâncias competentes da Igreja diocesana: Conselhos Econômico e Presbiteral e Colégio dos Consultores.
  • Após ser aprovado por todas as instâncias, conforme estabelece a Lei Canônica, foi pedida a Roma a devida licença para início do processo de negociação do Imóvel e encaminhamento das etapas. A licença veio sem nenhum obstáculo!
  • Contudo, com a convalescência de Dom Célio e falecimento, o projeto ficou paralisado.
  • Com a posse canônica do novo Bispo em 2019, percebendo a necessidade de se dar encaminhamento à questão, Dom José Eudes Campos do Nascimento, prudentemente, realizou nova consulta ao Clero em reunião geral, nas Foranias e Conselhos, e também aos Leigos, obtendo parecer favorável ao prosseguimento do projeto iniciado por D. Célio. Após nova aprovação da Santa Sé decidiu-se, dar andamentos para concretização do projeto.

ENCAMINHAMENTOS

• Sendo assim, após percorrer o caminho acima, informamos que daremos os seguintes passos:
  1. De imediato será feita a demolição do imóvel CASA DE PASTORAL SÃO TIAGO na Avenida Leite de Castro, pela empresa parceira.
  2. Ao mesmo tempo daremos início à edificação da NOVA CASA DE PASTORAL, no terreno anexo ao atual Seminário Propedêutico São Tiago, situado na Cohab em São João del-Rei. Esperamos em breve oferecer às forças vivas da Diocese um espaço amplo, moderno, silencioso, com estacionamento e ampla hospedagem.
  3. Na sequência será feita nova edificação no imóvel da Avenida Leite de Castro ficando para a diocese uma fração da edificação (apartamentos e lojas) que uma vez alugados darão suporte financeiro à diocese.

Contamos com as orações de todos pelo bom êxito deste encaminhamento, afinal como diz o salmista “se o SENHOR não construir a casa, em vão trabalharão os construtores”! (Salmo 127, 1)

Confira as fotos do novo edifício na Avenida Leite de Castro e do Novo Centro de Pastoral: