Bispo emite mensagem após a nomeação de padre Dirceu como bispo de Camaçari/BA

A Diocese de São João del-Rei amanheceu em festa nesta quarta-feira, 27 de outubro, com a nomeação do padre Dirceu de Oliveira Medeiros como Bispo da Diocese de Camaçari (BA). Padre Dirceu de Oliveira Medeiros integra ao clero diocesano de São João del-Rei e atualmente exerce o cargo de subsecretário adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para manifestar os sentimentos de alegria e render graças à Deus, o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, emitiu uma carta a todos os diocesanos. Desde a sua criação, em maio de 1960, este será o primeiro bispo provindo da Diocese.

Confira o documento na íntegra:

São João del-Rei, 27 de outubro de 2021.

Queridos Diocesanos,

Saudações em Cristo Jesus, “supremo Pastor de nossas almas”(cf 1Pd 5,4)!

Nossa querida Diocese de São João del-Rei regozija-se com a nomeação episcopal do Revmo. Sr. Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros. O Santo Padre, o nosso amado Papa Francisco, nomeou nesta manhã nosso querido Pe. Dirceu como Bispo Diocesano da Diocese de Camaçari, na Bahia.  Nos 61 anos da nossa Diocese, o bom Deus nos dá esse presente: o primeiro padre do clero diocesano nomeado bispo! Celebro essa nomeação episcopal como um fruto maduro da rica história da nossa Igreja Particular, onde se entrelaçam a ação da graça e da fidelidade de Deus e a generosa entrega de pastores, religiosos e fiéis leigos.

Nascido para graça de Deus na pia batismal da Matriz de Sant’Ana do Barroso, Mons. Dirceu, formado no seio de uma família cristã, foi aos poucos dizendo o seu sim ao discipulado de Jesus, participando ativamente da vida da Igreja como catequizando, coroinha, membro da Cruzada Eucarística do Menino Jesus, das Conferências Vicentinas, do Grupo Vocacional das Irmãs Franciscanas e de Grupos de Jovens. Neste caminho de intensa vida eclesial sentiu-se chamado para a vida presbiteral e entrou para o nosso Seminário Diocesano São Tiago em 1995. Nos sete anos em que ficou no seminário destacou-se pelo entusiasmo pelas coisas de Deus, pelo espírito de liderança e a facilidade de formar consensos e, também, pela competência nos estudos. Ordenado Diácono aos 28 de julho de 2001, exerceu o diaconato na Paróquia de Sant’Ana do Barroso, sua terra. Ordenado Presbítero aos 15 de dezembro de 2001, exerceu vários serviços em nossa Diocese, tais como: Vigário Paroquial da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Prados, Vigário Geral da Diocese e membro do Colégio de Consultores e dos vários conselhos da Diocese. Com a vacância da nossa diocese em 2018, foi eleito Administrador Diocesano. Finalmente, em maio de 2019 foi cedido pela nossa diocese para exercer em Brasília a importante função de Subscretário-Adjunto Geral da CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Como padre, Mons. Dirceu deu um testemunho de amor a Cristo e à sua Igreja, sempre prezando pela comunhão.

Peço a todos orações na intenção do Mons. Dirceu de Oliveira Medeiros na preparação para sua Ordenação Episcopal que se dará no dia 4 de dezembro, às 9h30m, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que neste ano celebra os 300 anos do início da sua construção, e pelo bom êxito de sua missão como bispo.

Agora quero dirigir-me ao eleito: Mons. Dirceu, uma grande alegria me invade a alma com a sua nomeação episcopal! Muito obrigado pelo seu sim! Muito obrigado por tudo que o senhor representa e fez pela nossa querida Diocese de São João del-Rei! Tenho a convicção de que a Diocese de Camaçari está recebendo, na sua pessoa e seu ministério, o presente de um bom pastor. Conte sempre com a minha companhia, amizade e orações,  bem como do presbitério e de todo o bom povo de Deus desta diocese. E que Nossa Senhora do Pilar, nossa amada padroeira, o guarde sempre unido a seu filho Jesus, o Bom Pastor, e o conforte nessa nova missão.

Servo no amor!

Dom José Eudes Campos do Nascimento

Bispo Diocesano de São João Del-Rei

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).