Bispo faz vídeo chamada e conversa com seminaristas sobre período de pandemia

As chamadas de áudio e vídeo se tornaram um dos principais meios para se comunicar nos últimos meses. Seja em grupo ou em conversas individuais, esses serviços ganharam tamanha importância pelo mundo desde o início das medidas de isolamento social ou quarentena para combater a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Foi utilizando deste recurso que o bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Nascimento, na manhã desta sexta-feira, 15, interagiu com o reitor do seminário, padre Javé Domingos, e com os demais seminaristas da diocese que atualmente cursam Filosofia e Teologia. Cada um na sua casa.

“Nesse tempo de pandemia nossas práticas formativas se alteraram significativamente. Nesse sentido, a interação virtual está nos ajudando no acompanhamento dos seminaristas. Foi muito gratificante a participação do nosso Bispo, Dom José, expressão de paternidade e de cuidado. Estamos rezando para que tudo isso passe e que em breve estejamos juntos novamente”, destaca o reitor, padre Javé Domingos.

“Foi um momento oportuno para mantermos a comunhão com nosso bispo e reitor, apesar da distância. No momento de partilha da vivência neste tempo atípico, pude colocar o meu dia-a-dia, com a dedicação aos estudos, vida espiritual e familiar. Neste tempo creio que o Senhor nos pede um protagonismo vocacional; e estar fora da rotina nos faz compreender isso. Creio que é frutuoso para nossa caminhada vocacional saber que mesmo diante do contexto em que vivemos, estamos amparados pela nossa diocese”, explica o seminarista Gabriel Silva.

O encontro com o reitor e o bispo foi um momento de partilha e fraternidade. Todos partilharam um pouco de como tem vivido esses dias, dedicando mais tempo à oração, ao estudo e ao vínculo familiar. “Este momento de quarentena, apesar de afetado pelo sofrimento de tantas pessoas pela pandemia, tem sido um período pessoal de possibilidades. O vínculo família tem sido forte, bem como a participação na paróquia de origem tem sido intensa”, pontua Jeferson Coimbra.

Para Diego Ricardo, este período está sendo um convite para estreitar ainda mais nossa intimidade com Deus, através da oração e da união com nossas famílias, tornando verdadeiras Igrejas Domésticas. “Confiamos na misericórdia de Deus, para que tudo isso passe e com fé e esperança, unidos em oração, possamos voltar ao nosso convívio”.

Nesse tempo, os seminaristas participam das celebrações nas paróquias de origem, aproveitando a oportunidade para estreitar os laços de amizade com os párocos. Alguns tem inclusive participado de programas de rádio de sus paróquias. O seminarista Luís Alberto, por exemplo, tem buscado manter o mesmo ritmo de estudos do Seminário. Além de acompanhar o auxilio do Padre Plínio Ataíde nas celebrações e na apresentação do programa de rádio da sua paróquia.

O trabalho de direção espiritual, orientado pelo padre Elissandro também continua por meio de propostas de leituras espirituais e propostas de oração com os párocos. “Todos sabemos que esses tem sido tempos angustiantes, mas precisamos aproveitar da melhor forma esse tempo que nos é dado. A direção espiritual é fundamental no caminho vocacional, por isso temos acompanhado as propostas do padre Elissandro, que é o diretor espiritual do seminário. E além disso, cada um tem buscado manter contato com seu diretor espiritual pessoal pelos meios sociais”, explica Jordano Paulo.

Outros encontros virtuais já vêm acontecendo por meio de chamadas de vídeo com o reitor e disponibilização de textos e outros conteúdos. Vale lembrar, também, que as atividades acadêmicas de Filosofia e de Teologia dos seminaristas continuam ocorrendo à distância por meio da plataforma disponibilizada pela faculdade.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).