Bispo inicia Visita Pastoral nesta quinta-feira, 16, em Barroso

A Igreja aconselha que o bispo realize pelo menos de cinco em cinco anos uma visita a cada paróquia de sua Diocese para manifestar amizade, partilhar a vida e buscar a ajuda mútua. Esta é a visita pastoral, um momento para o pastor ir ao encontro de suas ovelhas e saber qual a realidade daquele lugar.

Pensando assim, o bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, inicia nesta quinta-feira, 16, mais uma Visita Pastoral em 2023, dessa vez, na Paróquia Sant’Ana, na cidade de Barroso.

“A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Bispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do presbitério. Deve ser momento forte de evangelização e animação missionária”, explica Dom José Eudes.

A visita pastoral é exercício da função episcopal prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé. A visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia.

Confira a programação: