A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, conhecidos como Dehonianos, ganhou sete novos diáconos na manhã de domingo, 18 de fevereiro. Pela imposição das mãos de Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, os jovens Fr. Carlos Aloiso, SCJ, Fr. Carlos Antonio, SCJ, Fr. Giovane Chagas, SCJ, Fr. Lislay Maia, SCJ, Fr. Marcelo Lima, SCJ, Fr. Marcos Vinícius, SCJ e Fr. Renan Picheli, SCJ, foram ordenados para o primeiro grau do sacramento da Ordem. Com a igreja matriz de Sant’Ana repleta e com a presença de diversos padres, familiares e amigos, a celebração logo introduziu os participantes a esta festa da ordenação para o ministério do serviço.
Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.
As celebrações tiveram início no sábado, 17, com a cerimônia de Profissão Perpétua, quando os jovens professaram perpetuamente os votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Já no domingo, o rito essencial da ordenação diaconal é a imposição das mãos e a oração realizada pelo Bispo. Esta oração pede a Deus Pai que consagre os ordenandos como diáconos e que envie sobre ele os dons do Espírito Santo para que ele possa exercer com fidelidade o ministério de serviço.
Confira como foi a cerimônia
Sobre a Congregação
A Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus é uma congregação religiosa clerical de direito pontifício da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada pelo Padre Leão João Dehon. Presente em 38 países, os padres dehonianos, como são conhecidos no Brasil, atuam no apostolado paroquial, em obras sociais, educação, comunicação, missionariedade, formação religiosa e clerical.
Há 80 anos em Lavras, o Seminário Dehonista, realiza um trabalho referência na formação de jovens para a vida religiosa e sacerdotal. Para manter a estrutura e as atividades, o Seminário conta com apoio de benfeitores, da comunidade de Lavras e região.





































