Bispo participa de Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude em Aparecida/SP

Neste feriado, dia 07 de setembro, aconteceu, em Aparecida (SP), o XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude. Diversas realidades, muitos temas discutidos e vários empenhos propostos para a evangelização da juventude, a partir das realidades apresentadas pelo Sínodo da Juventude, em 2018, e a Exortação Apostólica Christus Vivit, do Papa Francisco.

O objetivo do encontro nacional foi de impulsionar a evangelização de jovens através dos momentos de reflexão, formação e escuta, proporcionando dias especiais para aprofundar a missão na Igreja à serviço da Evangelização das Juventudes. Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo referencial da juventude no Regional Leste 2, juntamente com o seminarista Giovane Ferreira, representante do Seminário São Tiago junto ao Setor Diocesano de Juventude, participaram do evento.

Para Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão, o encontro é um despertar para o amor com e para as juventudes. A partir do documento final do Sínodo dos Jovens, a exportação pós-sinodal Christus Vivit e à luz do magistério do Papa Francisco, o bispo traçou algumas reflexões sobre a juventude como “prioridade pastoral histórica” para a Igreja.   

“É preciso que resgatemos o Sínodo e sua importância, visto que a pandemia nos atrapalhou nesse processo. Como o documento final traz, contudo, é preciso que possibilitemos para esta prioridade, que é a juventude, tempo, energia e recursos financeiros. Repitamos comigo: tempo, energia e recursos financeiros”, salientou.

Com temas atuais e relevantes, o XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude da Pastoral Juvenil da CNBB foi um marco na busca por estratégias eficazes de evangelização da juventude no Brasil. O evento reforçou o compromisso da Igreja em acompanhar e guiar os jovens em sua jornada de fé, sempre com a mensagem de que o Senhor está ao lado de cada um deles.

Projeto “ao seu lado”

No Brasil, a Comissão Episcopal para a Juventude preparou um plano-subsídio para auxiliar na orientação da evangelização dos jovens. Este plano tem por nome Ao seu lado e, nos vários eixos que propõe, elenca necessidades que podemos utilizar no acompanhamento dos jovens das paróquias e movimentos. O link do documento que está disponível no site Jovens Conectados, que tem inúmeros outros materiais bastante úteis para esta temática.

Todos os participantes receberam uma cópia do projeto trienal de evangelização da juventude no Brasil. Ele foi construído a partir da contribuição de todo o país através de análise do projeto anterior “Ide”, escuta e reflexão das diversas expressões juvenis e o encontro de Revitalização, realizado em junho de 2022 em Niterói (RJ).

“O projeto tem como temática a passagem bíblica dos discípulos de Emaús, narrado no Evangelho de Lucas. Esta passagem nos mostra que Jesus caminha junto, escuta o que trazemos no coração, senta à mesa conosco, nos alimenta com sua Palavra e pão e nos envia em missão. É assim que creio que podemos ser como pastoral para e com as juventudes”, disse o presidente da comissão.

Informações: jovensconectados.org.br