Bispo realiza celebração em sufrágio da alma do Papa Francisco

Na noite da última sexta-feira, 25 de abril, a Diocese de São João del-Rei realizou a celebração da Missa em sufrágio da alma do Papa Francisco, aos 88 anos. A celebração aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e concelebrada por diversos padres que compõem o Clero Diocesano. A cerimônia reuniu um grande número de fiéis, que se uniram em oração pela alma do Pontífice. Para aqueles que não puderam estar presentes, a Missa foi transmitida pelas redes sociais da paróquia.

O falecimento do Papa Francisco foi anunciado na manhã da segunda-feira, 21 de abril, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo camerlengo da Igreja, o cardeal Joseph Farrell. Durante a homilia, Dom José Eudes destacou a importância do legado deixado por Francisco, marcado pelo diálogo, simplicidade e atenção aos mais pobres.

Ao final da celebração, foi realizado as orações de sufrágio em frente ao catafalco com a fotografia do Papa.

Sobre o Papa Francisco

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio entrou para a história ao se tornar o primeiro papa latino-americano. Ele também foi o primeiro jesuíta a assumir o cargo e o primeiro pontífice da era moderna escolhido após a renúncia de seu antecessor, o papa Bento XVI.

Francisco liderou a Igreja Católica por quase 12 anos, sendo o 266º papa desde a fundação do papado. Sua eleição ocorreu em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave convocado para escolher o sucessor de Bento XVI. À época, Bergoglio revelou que inicialmente resistiu à ideia de se tornar papa, mas acabou aceitando a missão como um chamado divino.

Ao longo de seu pontificado, Francisco promoveu uma Igreja mais próxima dos pobres, engajada com causas sociais e aberta ao diálogo inter-religioso.