Bispo realiza videoconferência com clero e falam sobre a vida da Igreja em tempos de pandemia

O Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, em seu papel de pastor e cumprindo sua missão de acompanhar a vida da Diocese e a situação dos presbíteros, realizou ao longo das últimas semanas diversas reuniões, por meio de videoconferência. Foram 6 reuniões, contando com a participação dos padres das regiões forâneas que compõem a Diocese.

Dom José Eudes aproveitou a ocasião para agradecer aos presbíteros o esforço em utilizar das mídias sociais para proporcionar ao povo acesso às celebrações. Procurou também ouvir cada presbítero que teve a oportunidade de expressar seus dramas, bem como as dificuldades enfrentadas pelo povo. Além do clero, o bispo também realizou uma videoconferência com os seminaristas, acompanhando a situação deles que estão em casa e estudando de modo virtual.

Na ocasião, partilhou as orientações emanadas do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Leste 2 (CONSER) da CNBB, do qual ele é também membro, e reforçou a necessidade de caminharmos em sintonia com as orientações da Igreja no Brasil. Ainda orientou os padres a estarem atentos à administração da paróquias e serem solidários com as necessidades do povo.

Seguindo as orientações litúrgicas da Igreja, do ponto de vista prático, e após ouvir os forâneos, fez as seguintes comunicações: 

1-     Que a solenidade de Corpus Christi seja celebrada em cada Matriz (sem participação do povo e transmitida pelas mídias sociais) e após a Missa seja realizado um cortejo eucarístico. Reforçou que sejam observadas as recomendações sanitárias, evitando aglomerações.

2-     O cancelamento do Retiro Anual do Clero que ocorreria no fim de junho, como de costume.

3-     A Missa Crismal será realizada Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, no dia 30 de maio, com a participação dos Vigários Forâneos e sem a participação do povo.

A avaliação dos padres foi positiva, sobretudo no sentido de se manter a comunhão e a comunicação, ainda que seja por meio virtual.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).