A Paróquia de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, na cidade de Andrelândia/MG, acolheu, em Visita Pastoral, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Sr. Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo da Diocese de São João del-Rei/MG. Esse momento privilegiado de proximidade do Bispo com o Povo de Deus ocorreu entre os dias 19 e 22 de outubro de 2023, sob a orientação de um programa previamente elaborado pelo Pároco, Padre Domingos Sávio da Silva. Neste, foram contemplados os mais diversos seguimentos da comunidade em questão, religiosos e civis, para que se estabelece contato direto com o Pastor Diocesano.
Inumeráveis foram as portas que se abriram a Dom José, expressão concreta do coração acolhedor e fervoroso do povo Andrelandense. As atividades deram-se início na quinta-feira pela manhã quando, após a devida acolhida, o senhor Bispo visitou as primeiras escolas: José Bernardino Alves e Colégio Guiará.
O sorriso e a alegria estampados no rosto de funcionários e alunos eram nítidos, afinal, para a grande maioria, foi a primeira oportunidade de um contato pessoal com o Bispo. Após homenagens, saudações e apresentação musical, Dom José, com palavras acessíveis às crianças e adolescentes ali presentes, comunicou-lhes mensagens importantes como: a importância de se estudar com afinco; a necessidade de se respeitar pais, professores e amigos; a prudência e o equilíbrio no uso das tecnologias; e, por fim, o valor da vivência religiosa-cristã por meio da oração e da inserção nas comunidades religiosas.
Houve, ainda, uma oportunidade para alunos e professores estabelecerem um diálogo com o Pastor Diocesano sobre curiosidades da vida episcopal e vocacional, além de outras questões ligadas ao ministério ordenado e à vida da Igreja. Finalmente, sob os ambientes de trabalho e pessoas ali presentes, Dom José concedeu uma benção especial, invocando a proteção divina sobre todos, concluindo com o sinal da Cruz traçado na fronte daqueles que desejaram.
À tarde, Dom José, na companhia do Pároco e de sua equipe, foi acolhido na Câmara Municipal pelos vereadores locais. No diálogo com essas lideranças políticas, foi ressaltada a importância de se trabalhar para o bem comum, com o respeito à vida e a procura do bem-estar do povo. Após as comunicações, saudações e conversas, os membros da Câmara ofereceram ao Bispo uma placa com dizeres que expressavam a alegria pela ilustre visita. Logo após, foi a vez da Escola Municipal Raquel C. de Alcântara e da Creche Municipal Henedina C. de Andrade serem visitadas.
Foi somente no princípio da noite que a Visita Pastoral foi formalmente oficializada, com a acolhida festiva dos paroquianos em frente à Igreja Matriz. Ao dobre dos sinos e das marchas festivas entoadas pela Corporação Musical São Pio X, Dom José foi recebido pelos diversos Movimentos, Pastorais, Irmandades e membros da comunidade paroquial. Logo em seguida, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, o Bispo Diocesano presidiu a Santa Missa Solene de abertura da Visita Pastoral, confiando ao Senhor os passos a serem percorridos naqueles dias de missão. Finalmente, após a Celebração Eucarística, o primeiro dia foi concluído em um encontro com as lideranças da comunidade e os membros dos Conselhos Econômico e Pastoral. Com o objetivo de reavivar a comunhão eclesial com a Igreja particular e o compromisso missionário do Evangelho, Dom José conduziu uma partilha espontânea e ouviu as alegrias e as dificuldades da missão exercida na vida da Paróquia, oferecendo a todos uma palavra de incentivo ao serviço eclesial.
O segundo dia da Visita Pastoral foi iniciado diante de Jesus Eucarístico, na Capela do Santíssimo Sacramento da Igreja Matriz. Na presença de algumas pessoas da comunidade, foi invocada a ação do Espírito Santo pelo bom êxito das atividades do dia, entregando-as ao Senhor. A partir dali o senhor Bispo deu continuidade às visitas escolares, dirigindo-se, ao longo do dia, às Escolas João Narciso de Oliveira, Elisa Duque Catão e Visconde de Arantes. Neste ensejo, momento especial se deu na visita à APAE, haja vista o carinho e a acolhida dos membros da instituição em preparar uma apresentação da música “A casa é Sua”, emocionando todos os presentes. Todas as visitas foram tecidas por diálogos, conhecimento das estruturas e realidades, relações fraternas e bênçãos especiais àqueles que se fizeram presentes.
No fim da manhã, Dom José Eudes se dirigiu ao Eremitério Franciscano da Ordem dos Frades Menores Conventuais, onde residem, atualmente, dois religiosos, sendo um padre. Os religiosos acolheram com alegria a visita do epíscopo e após uma partilha sobre a atual situação da Ordem e de seu serviço na Igreja, apresentaram-lhe as dependências do antigo Seminário e do atual Eremitério. Ainda, a visita revestiu-se de um caráter especial quando todos se dirigiram ao memorial e ao túmulo do Frei Martinho Maria de Porres Ward, OFM. Conv., Frade Conventual com fama de santidade e que viveu grande parte de seu ministério na cidade de Andrelândia/MG. Atualmente, o processo para beatificação e análise de suas virtudes heroicas já se encontra encaminhado à Santa Sé, conforme expressou Frei Robson Malafaia Barcelos OFM Conv. em sua partilha.
Também neste dia aconteceu a visita à Prefeitura Municipal e ao Quartel do 38º Batalhão Polícia Militar. Na sede da administração andrelandense, Dom José foi prontamente acolhido pelo Excelentíssimo Prefeito Municipal Francisco Carlos Rivelli, seu vice, Ibraim Gonçalves da Silva e demais servidores públicos da instituição. Em um momento de partilha proposto pelo Bispo Diocesano, foram expostas algumas dificuldades referentes à vida social da comunidade, como o crescente número da dependência química entre a juventude e a violência.
Também o compromisso que todos os líderes religiosos ou civis devem ter com relação ao acolhimento e o auxílio às pessoas que se dirigem às instituições em busca de apoio e soluções de suas necessidades. O mesmo tema foi abordado junto aos policiais do Quartel que, na breve visita, expuseram suas alegrias e dificuldades na tarefa de serem os responsáveis pela segurança pública. Em ambas as visitas, o clima de acolhida das lideranças e de alegria demonstraram o forte elo que Igreja e o poder público devem construir quando o assunto é a dignidade da vida humana.
A sexta-feira também foi marcada por Celebrações Eucarísticas nas comunidades da Paróquia. Na parte da tarde, às 14h30, Dom José Eudes presidiu a Eucaristia junto aos residentes e benfeitores do Asilo São José, manifestando proximidade e o cuidado da Igreja e de Jesus Cristo com aqueles que já estão na última fase da vida. À noite, às 19h, a Santa Missa foi celebrada na Comunidade Santa Clara, com uma grande participação das pessoas. A oportunidade serviu para fazer crescer ainda mais o entusiasmo dos membros da comunidade que veem a cada dia o desenvolvimento das obras da Igreja de Santa Clara, que será uma importante presença física da Igreja no bairro. Vale destacar que também neste dia aconteceu a visita à Secretaria Paroquial, onde foi apresentado, para apreciação do senhor Bispo, os livros paroquias.
Finalmente, o dia encerrou-se com um encontro e palavras de encorajamento às pessoas que estavam se preparando para coordenar o Encontro de Casais com Cristo (ECC) que, após mais de vinte anos, voltará a ser realizado na Paróquia. Foi novamente em oração diante do Santíssimo Sacramento que o terceiro dia se iniciou, entoando louvores a Jesus sacramentalmente presente na Eucaristia. Tal momento preparou os corações para, na manhã do sábado, acontecer a visita aos hospitais da cidade. A proximidade aos doentes sempre foi algo importante na vida da Igreja, a exemplo de Cristo em sua vida pública.
Por isso, o Pastor Diocesano realizou uma visita aos dois centros de saúde da cidade: o Hospital Municipal Dr. José Gustavo Alves e a Santa Casa de Misericórdia. Na oportunidade, o senhor Bispo abençoou alguns enfermos que por lá estavam internados além de médicos, enfermeiros e funcionários. Partilhou-se, também, as dificuldades enfrentadas no período da pandemia e foi apresentado ao senhor Bispo os espaços pertencentes às instituições.
Uma experiência enriquecedora para a missionariedade da comunidade, como destaca, em áudio, o pároco, padre Domingos Sávio da Silva. Ouça!
Já na manhã do sábado, Dom José foi convidado pelo Padre Domingos a percorrer as dependências físicas da Paróquia. Foi apresentado espaços importantes como o Salão Paroquial, as salas da Catequese e as estruturas pertencentes às comunidades urbanas. Também, foi apresentada ao senhor Bispo uma casa, situada no centro da cidade, doada à Paróquia pela família do saudoso Padre Jaime Salgado Pereira, ex-pároco local, além da antiga casa paroquial e alguns espaços doados à comunidade.
Conforme a programação, na parte da tarde Dom José dirigiu-se a algumas comunidades rurais, onde houve a oportunidade de se celebrar a Eucaristia. Às 14h, em clima de festa, o Bispo presidiu a Santa Missa na Capela de Nossa Senhora das Graças, na Cachoeira das Marias, e às 16h na Capela de São José, na Parada José Bieca. A alegria estampada no rosto das pessoas mais simples expressava o olhar de fé do povo à figura do Pastor que, diligentemente, cumprimentou a todos. Dom José lembrou em sua homilia as 4
palavras do Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões 2023, convidando todos à vivência missionária em suas comunidades e famílias, quer pela inserção nas atividades eclesiais ou pelo testemunho de vida. O mesmo aconteceu nas celebrações da noite no perímetro urbano, às 18h na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e às 19h30 na Igreja Matriz, concluindo, assim, o terceiro dia da Visita Pastoral.
Finalmente, iniciou-se o domingo, dia do Senhor privilegiado para o encontro com o povo de Deus nos diversos horários de celebração. Dom José presidiu, na parte da manhã, nos horários paroquiais de costume: às 08h, na Igreja de São Benedito e às 09h30 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. À tarde, às 17h30, aconteceu também a Santa Missa no Centro Comunitário Paroquial Padre Tibúrcio. Grande foi a participação de paroquianos em todos os horários, com saudações, bênção especial e o contato direto do senhor Bispo com cada fiel presente, traçando em suas frontes o sinal da cruz. Dom José lembrou, à luz da Liturgia da Palavra do 28º Domingo do Tempo Comum e do Dia Mundial da Missões, o compromisso missionário pertencente a cada pessoa em virtude do seu batismo.
Na parte da tarde todos se direcionaram à comunidade rural do Rio Grande que, naquele dia, celebrou a memória do padroeiro local, o Apóstolo São Judas Tadeu. Chegando à localidade, às 13h30 foi administrado a algumas pessoas o sacramento da Reconciliação e, logo após, deu-se início à procissão com a imagem do padroeiro. À chegada, antecedida por acolhida festiva, Dom José presidiu a Eucaristia, com grande participação de pessoas não só da comunidade, mas também dos municípios de Lima Duarte e de Sant’Ana do Garambéu. A visita foi concluída com um lanche compartilhado e por um leilão em prol da Capela.
Por fim, após percorrer um longo e frutuoso caminho junto à comunidade, Dom José Eudes presidiu a Santa Missa Solene de conclusão da Visita Pastoral, às 19h, na Igreja Matriz, rendendo ação de graças a Deus pelos dias de missão vivenciados. Ao final da celebração, Padre Domingos expressou, em nome de todos os paroquianos, a gratidão ao senhor Bispo pelos dias junto à comunidade, presenteando-lhe com uma casula e uma cesta com produtos artesanais típicos produzidos na cidade. Dom José agradeceu todo o carinho recebido das pessoas que, movidas pelo sentimento de comunhão com a Igreja Diocesano e seu pastor, o acolheram com generosidade. Vale destacar, ainda, o clima fraterno e alegre vivido junto ao Pároco, Seminarista e colaboradores da Paróquia.
Reportagem: Jeferson Djalma Coimbra – Seminarista da Diocese de São João del-Rei/MG
Fotografias: Pascom Andrelândia