Bispo realiza Visita Pastoral em paróquia de Lavras

Nesta semana aconteceu em Lavras, a Visita Pastoral de Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo da Diocese de São João del-Rei, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A visita foi cercada de atividades que contou com missas, visitas às escolas e departamentos públicos, idos e enfermos. Esse momento de visita à paróquia é rico e gratificante para os paroquianos, por verem de perto o seu pastor, poder conversar e receber bênçãos.

Segundo Dom José Eudes, “A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Bispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do presbitério. Deve ser momento forte de evangelização e animação missionária. É uma experiência rica, especialmente devido ao contato com o povo de Deus e com as comunidades, percebendo o belo acolhimento. É muito interessante observar essa experiência bonita do contato entre o pastor e seu rebanho, que são as ovelhas confiadas a mim. Resumindo, considero esse momento como um período de graça e bênção, onde pude conhecer mais detalhadamente toda a vida da Paróquia. Além disso, tive a oportunidade não apenas de me envolver com a parte religiosa, mas também de estar presente em vários lugares, especialmente para levar uma palavra de conforto aos irmãos enfermos através do sacramento da Unção dos Enfermos. Em suma, pude perceber esse belo acolhimento e acreditar que cumprimos fielmente a proposta da Visita Pastoral”.

A chegada do bispo se deu na quinta-feira, 06, com um animado clima de festa com visita aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Maria Olímpia Alves de Melo (Fonte Verde), Maria Aparecida Ciarolla e Escola Municipal “Paulo Lourenço Menicucci” (Água Limpa). A abertura oficial da Visita Pastoral aconteceu a noite com Missa na Comunidade Nossa Senhora das Graças. Logo após, lanche com os membros da Comunidade.

Na sexta-feira, dia 07, Dom José Eudes começou a seguir a programação logo cedo, com missa na Matriz e Encontro com o Apostolado da Oração. As visitas as instituições de ensino prosseguiram com a Escola Municipal “Paulo Menicucci, a Escola Estadual “Dr. João Batista Hermeto” e os CMEI’S: ‘Paulo Menicucci’ (Serra Azul), Irmã Benigna (Asilo) e Helena Marani (Bairro São Vicente). A noite foi a vez da Comunidade Sagrado Coração de Jesus e a Comunidade São Bento (Bairros Água Limpa I e ll e Mundo Novo) acolherem o bispo com missa e Jantar com coordenadores do CPP, no Salão da Comunidade Sagrado Coração de Jesus.

No sábado, dia 08, Dom José realizou um encontro com as crianças e catequistas da Paróquia e pode vivenciar uma bela experiência junto ao Lar de idosos Augusto Silva. Houve Espiritualização com o ECC  e visita a Vila Vicentina no Bairro Vila Murad.
Nesse dia, houve missa na Comunidade São Vicente de Paul e missa e Festa de São João Batista, na Comunidade do Maranhão. Dom José também se encontrou com representantes das Comunidades Rurais.

No último dia da programação, Dom José Eudes conduziu a celebração da santa missa na Comunidade São José, no Asilo, na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Fonte Verde, e na Comunidade São Pedro, Jabuticabeiras. A missa na matriz marcou o encerramento da Visita Pastoral.

Após cumprir tal programação, a sensação que fica é de alegria e gratidão. “Sua presença, alegria, simplicidade, fé e ânimo, conquistou o coração de crianças, jovens, adultos e idosos. Por onde passou, deixou um rastro de esperança. As comunidades paroquiais, pastorais, famílias, lideranças comunitárias, sociedade civil e movimentos, agradecidos, louva a Deus por aquele que ‘Serve no amor’. Nossa comunidade se compromete a rezar pelo Bispo, pelo seu pastoreio. Se já fazíamos em cada celebração, agora mais ainda que é um conosco no Senhor. A palavra que hoje nasce na minha oração, após a visita pastoral é gratidão. Gratidão a Deus e a Dom José Eudes. Gratidão às comunidades, famílias, CEMEIs, Escolas, Lar de permanência de idosos, religiosas, comunidade paroquiais, que no seu jeito expansivo e alegre de ser, e de braço aberto, acolheu Dom José Eudes em sua terceira visita pastoral de 2023”, destaca o pároco, Padre Clayton Nogueira.