Cáritas promove evento de formação sobre Economia Solidária

Você já ouviu falar em economia solidária? Cooperação é a palavra chave dessa modalidade que tem se popularizado e promete ser uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda, além de uma forma de inclusão social. A atividade compreende práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas e associações. Para incentivar essa prática, a Cáritas promove, neste sábado, um evento aberto sobre o assunto.

Desde 2015, a Cáritas de São João del Rei aderiu à Economia Solidária, ampliando suas ações para além da importante tarefa de administração da Casa de Recuperação de Dependência Química Padre Pedro Teixeira Pereira. “De 2015 até hoje, nossa Cáritas procurou se inserir em ações de Economia Solidária que já existem na cidade, principalmente na assessoria aos catadores de materiais recicláveis”, explica Leandro Garcez Targa, membro da Cáritas Diocesana.

O objetivo do é evento é proporcionar uma formação completa em Economia Solidária para os participantes, consolidando a ideia de que o trabalho pode envolver e aglutinar as várias ações de pastorais e paróquias que já fazem trabalhos sociais. “Temos a ideia de que podemos usar o método de trabalho para fazer parcerias de ações entre nossa Cáritas e outras pastorais e paróquias da igreja”, completa.

O evento é gratuito e direcionado aos membros da Cáritas e representantes de entidades ligadas à igreja que já possuem (ou planejam possuir) atividades sociais na cidade e região. Segundo Targa, a ideia é “sair do evento com o princípio de formação de uma rede de entidades da igreja que pensem conjuntamente futuras ações”.

O encontro acontecerá no Salão Irmão Sol, ao lado do Campus Santo Antônio, da UFSJ. O horário inicial está marcado para as 14 horas.