Carmelitas Contemplativas: um chamado ao amor através da oração

A Ordem do Carmo ou dos Carmelitas surgiu no final do século XI, na região do Monte Carmelo (uma cadeia de colinas, no Estado de Israel) e, difundido a devoção, se espalhou no mundo todo. Na Diocese de São João del-Rei, quatro monjas contemplativas da antiga observância se fazem presente no Mosteiro Santa Maria do Monte Carmelo e São José, com uma vida de oração e contemplação.

Em uma vida Monástica, caracterizada pelo desejo de viver à luz da Palavra de Deus, as monjas buscam uma vida na simplicidade e amor fraterno, semelhante ao Lar de Nazaré. São José, referência paterna da Sagrada Família, é o padroeiro e protetor da Comunidade.

É através da oração diária que as religiosas cumprem a sua missão. Um relacionamento de amor esponsal entre Deus e a Carmelita. “Somos chamadas a estar com o Senhor, de um modo particular, a ser um sinal para o mundo da união íntima de Deus com seu povo. Com nosso anúncio silencioso e testemunho humilde, manifestamos os Valores do Reino e proclamamos no mundo que Deus é o Único Necessário”, explica a madre Marisel Teresita de la Santa.

Na rotina diária, a Lectio Divina, a Liturgia Sacramental e a Liturgia das Horas se fazem parte fundamental da vida de oração, sendo uma fonte de crescimento espiritual e transformação interior. “Na Oração incessante apresentamos à Santíssima Trindade as necessidades do mundo inteiro. Como herdeiras deste espírito contemplativo, buscamos oferecer a Deus um coração puro, purificado de toda mancha de pecado, saborear no coração e experimentar no espírito a doçura da Presença Divina”, destaca a religiosa.

A contemplação não é um ato isolado, uma experiência momentânea. Trata-se de um modo de vida. “No Monte Carmelo, os eremitas Carmelitas beberam da fonte do Profeta Elias o ardente zelo pelo Senhor. Arrebatados pelo Absoluto de Deus, dedicaram suas vidas exclusivamente a Ele e proclamaram, desde sua solidão que o Senhor é o Deus Verdadeiro. A vida Contemplativa continua na Igreja a Obra da Virgem Maria. Ela, com sua presença orante no Cenáculo, custodiou em seu coração as origens da Igreja, assim também, ao coração orante e as mãos juntas dos Contemplativos se confia sua caminhada espiritual”.

Uma vida de fé, motivada e inspirada na Virgem Maria, Mãe de Jesus. “Maria é nossa Mãe e Irmã, amiga e confidente. Somos consagradas a Ela de maneira especial e nos esforçamos em praticar suas virtudes na simplicidade da vida quotidiana. Ela corresponde a nossa dedicação vestindo-nos com seu Escapulário, sinal de sua proteção e amor materno, e conduzindo-nos até o cume da Contemplação de Jesus Cristo”.

Com mais de três anos de história na Diocese de São João del-Rei, o Mosteiro Santa Maria do Monte Carmelo e São José conta com a solidariedade para a continuidade da missão. O Mosteiro fica localizado na Rua Santo Antônio, no bairro Colônia do Marçal, em São João del-Rei. “O Amor que brota do Coração de Jesus manifesta-se a nós através de nossas irmãs. A acolhida recíproca deste dom fortalece os laços fraternos e nos impulsiona na construção do Reino de Deus. A Oração, o trabalho, o diálogo e a recreação são várias expressões de nossa vida fraterna”, conclui.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).