Carta Apostólica “Desiderio desideravi” é tema central da reunião do clero desta quarta-feira, 05

Na manhã desta quarta-feira, 05, sacerdotes da Diocese de São João del-Rei se reuniram no Salão Irmão Sol, juntamente com o bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, para mais uma reunião do clero diocesano em 2022. O encontro contou com momentos de oração, formação, reflexão e partilha de informações.

A reunião, como de costume, iniciou com orações, reflexões e leituras bíblicas, conduzido pelo Padre Lucas Alerson de Souza. Em seguida os sacerdotes foram conduzidos para um estudo aprofundado sobre a Carta Apostólica “Desiderio desideravi“, do Papa Francisco. Cada sacerdote ganhou um exemplar e, juntos, puderam aprofundar o conteúdo.

O documento tem como principal objetivo despertar em todo o povo de Deus, a começar pelos celebrantes, o interesse pela beleza da liturgia e a capacidade de se deixar encantar e “formar” por ela, imergindo naquilo que o Papa define como “oceano de graça que inunda cada celebração”. O momento formativo foi conduzido pelo mestre em Liturgia, Padre Eder Luiz Pereira, Chanceler do Arcebispado e Cerimoniário-Mor da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Publicada no dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, em Roma, a Carta Apostólica Desiderio desideravi aborda a formação litúrgica do povo de Deus. O texto recorda o significado profundo da celebração eucarística tal como emergiu do Concílio e convida à formação litúrgica. São 65 parágrafos nos quais reelabora os resultados da sessão plenária do Dicastério do Culto Divino em fevereiro de 2019 e segue o Motu Proprio Traditionis custodes, reafirmando a importância da comunhão eclesial em torno do rito resultante da reforma liturgia pós-conciliar.

leia na íntegra: Carta Apostólica Desiderio desideravi

Seguindo a pauta, os sacerdotes puderam acompanhar os encaminhamentos da Campanha do Dízimo, realizada anualmente no mês de novembro, e a Novena de Natal em Família, assim como o andamento das obras da nova Casa de Pastoral.

Padre Elissandro Carvalho, Reitor do Seminário São Tiago, fez agradecimentos ao clero que muito tem contribuido com as casas de formação. Padre Vinícius Idefonso Campos, também falou sobre o Estatuto Associação Diocesana de Presbíteros e conduziu a eleição do novo representante da Diocese, Padre Marcos Alexandre Pereira e Padre Lucas Alerson de Souza como suplente.

O bispo também aproveitou o momento para anunciar o novo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jorge Wilson Fonseca, e agradecer aos trabalhos desempenhados pelos padres Vinícius Campos e Marcos Alexandre. Dom José também falou sobre a participação no Congresso Eucarístico – 11 à 15 de novembro – e incentivou a contribuição de todos na Campanha Missionária – 22 e 23 de outubro – além de apresentar ao clero o destino dos valores arrecadados na Coleta da Solidariedade para os Projetos Sociais na região.

O evento contou, ainda, com sorteio de brindes e teve seu desfecho com um almoço fraterno.