Casinhas populares do Bonfim promove festa em honra a Santa Efigênia

Tem início nesta quinta-feira, 15, a festa em honra a Santa Efigênia, nas casinhas populares do Bonfim, em São João del-Rei. Com celebrações de missa e tríduo preparatório, a festa contará ainda com um almoço festivo, barraquinhas e shows. Confira a programação:

dsc00005

Sobre a Santa

Santa Efigênia é uma das responsáveis pela disseminação do Cristianismo na Etiópia. De acordo com o livro de Jacobo de Vorágine, A Lenda Dourada, era filha do rei etíope Eggipus. Ela foi dedicada a Deus por Mateus, o Evangelista. Quando Hirtacus sucedeu o pai da santa no poder, o então soberano prometeu que daria metade de seu reino ao apóstolo caso persuadisse a filha do falecido monarca a se casar com ele.

Mateus, então, convidou o rei a acompanhar a missa de domingo. Aproveitando que ele ali se encontrava, explicou-lhe que não poderia permitir que a jovem virgem firmasse matrimônio com ele, pois ela fora consagrada ao Senhor.

Enfurecido, Hirtacus então mandou seus homens matarem Mateus aos pés do altar, o que o transformou num mártir da fé cristã.
Ainda descontente com a morte de Mateus, o rei tentou destruir a casa de Efigênia, incendiando-a, entretanto, o apóstolo apareceu e expulsou as chamas do lugar, voltando-as em direção ao palácio real.

Completando o castigo divino, o filho de Hirtacus foi possesso pelo demônio e ele próprio contraiu lepra, vindo logo a se matar.

Santa Efigênia é festejada no dia 21 de setembro.

Fonte: pascompscruzesantaefigenia.blogspot.com.br