Católicos homenageiam São João com missas nesta sexta-feira, 24

Na noite desta quinta-feira, 23, os católicos começam a homenagear um dos santos mais importantes do período junino: São João. Em Ingaí, uma fogueira foi acesa para festejar a data do padroeiro. Na cidade, hoje, haverá missas e procissão.

Em São João del-Rei a festa ao santo se concentra na Paróquia São José Operário. Hoje, pela manhã, aconteceu a celebração da Santa Missa e a tarde, as 18h30, haverá missa e procissão.

 

História
Conhecido como João Batista, ele batizou Jesus, seu primo, nas águas do Rio Jordão.  Na Igreja, é o único santo comemorado no dia de seu nascimento (24 de junho), pois foi purificado ainda no ventre de sua mãe Isabel, por ocasião da visita da Santíssima Virgem, grávida de Jesus. Os demais santos são celebrados no dia de sua morte, que significa o início da verdadeira vida em Deus.

Precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o messias traria para todos. João Batista era a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do salvador. Ele é também o último dos profetas. Depois dele, não houve mais nenhum em Israel.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).