O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição. De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.
Nessa data, muitas festas são realizadas em todo o país. Na região, os festejos se concentram na cidade de Nazareno, 53 km de São João del-Rei. Na última quinta-feira, a movimentação começou cedo e reuniu milhares de devotos durante todo o dia. Com longas filas, muitos subiram as escadarias do altar mor para beijar a imagem, fazer pedidos e agradecimentos.
Este ano o Jubileu reforçou os motivos de se comemorar. É a 158ª edição marcou as celebrações dos 60 anos da elevação da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré à Santuário Diocesano. Além da comemoração, as pessoas se alegraram, também, pela volta das atividades e celebração com a presença do povo. Esse fato foi ressaltado por Dom José Eudes durante a homilia da missa presidida por ele, após a procissão.
Segundo o bispo, a alegria do retorno era visível no semblante de todos. Dom José ainda incentivou o povo a continuar participando com esperança e gratidão. ”Um Santuário diocesano é onde o povo recorre, prestando sua homenagem, sua oração a Maria. E sobretudo aqui em Nazareno a bela devoção a Nossa Senhora de Nazaré. E queremos pedir a ela sua proteção por nossas famílias, pelo Brasil e pelo mundo e sobretudo queremos pedir que na festa da Natividade possamos dar um presente a ela: Nossa Participação na vida da comunidade”, explica.
Uma novidade ao pároco. Este foi o primeiro Jubileu com o Padre Márcio Ferreira como Reitor do Santuário. Sobre essa experiência Padre Márcio disse ter sido muito gratificante e significativo ver a participação e o espirito de fé de tantas pessoas.
”Celebrando o Jubileu de Diamante pra nós é muito importante, pois o reconhecimento dessa igreja tão especial, não só para a paroquia, mas para todos que aqui acorrem, é uma casa de santidade, lugar de acolher o povo de Deus para a santidade. E daqui para frente devemos valorizar justamente esse chamado de Deus, celebrar Santuário é tomar consciência da vocação batismal que todos somos chamados para sermos santos e santas, estendendo assim a missão do Santuário para toda nossa vida”, pontua o sacerdote.
Este ano a festa teve como tema “As Mulheres no Novo Testamento”. Em cada dia da novena era apresentada uma figura feminina e seu papel na vida de Jesus. Essa Mulheres foram representadas por Ministras da Palavra do Santuário.
Colaboração: Pascom Nossa Senhora de Nazaré






























