Cerca de 450 padres se reúnem em Aparecida/SP para 19° Encontro Nacional de Presbíteros

Cerca de 450 padres de diversas partes do Brasil estão reunidos em Aparecida/SP para o 19° Encontro Nacional de Presbíteros. O evento, que acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no Santuário Nacional, teve início nesta quarta-feira, 24, e tem como tema “Presbíteros: Testemunhas da Esperança”.

Cerca de 50 presbíteros participantes são do Regional Leste 2, dentre eles, dois da Diocese de São João del-Rei. Sendo o representante dos presbíteros, Padre Marcos Alexandre Pereira e Padre Daniel Nicodemos Josino. O evento proporciona um espaço para reflexões, aprofundamento da compreensão do ministério presbiteral na perspectiva da comunhão em uma Igreja Sinodal, e celebração da vida dos presbíteros na liturgia e no aprofundamento da espiritualidade.

No primeiro dia, aconteceu a chegada e o credenciamento dos participantes. Já nesta quinta-feira, 25, às 9h será celebrada a Santa Missa de Abertura do encontro, presidida por Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB e do CELAM, e depois os sacerdotes terão conteúdos relativos à conjuntura eclesial com Dom Joel Portella, presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé. A programação completa você confere neste link.

Padre André Luís do Vale, Presidente da Comissão Nacional de Presbíteros, faz um apelo fervoroso à comunidade católica, solicitando que se unam em oração pelo sucesso do encontro. “Pedimos ao povo brasileiro que rezem em suas comunidades eclesiais, pelos trabalhos a serem realizados, mas, sobretudo pelos Presbíteros que irão participar, de modo que ao retornarem às suas dioceses, paróquias e comunidades, levem esperança e alegria a todos”, pontua.

O encontro também visa fortalecer a Pastoral Presbiteral em todos os regionais e dioceses, reforçar e articular a organização da Comissão Nacional e das Comissões Regionais de Presbíteros (CRP). O bispo de Caçador (SC) e referencial da CNP, Dom Cleocir Bonetti ressaltou o tema do grande encontro dos padres brasileiros.

“Com toda certeza é sempre o momento de olharmos para a frente. Nós queremos olhar para a frente, superarmos as dificuldades que passamos, sempre buscando caminharmos juntos. Esse é o grande pedido que o Papa Francisco nos faz também, então nada melhor do que nós nos reunirmos, nos encontrarmos, para entre nós nos animarmos, nos fortalecermos e olharmos, como dizia, para a frente, até porque o tema central do Encontro Nacional de Presbíteros, em Aparecida é ‘Testemunhas da Esperança’. E é isso que nós queremos ser como presbíteros no Brasil: Testemunhas da Esperança, embasados na grande esperança que é Jesus Cristo”, finalizou.

O encontro conta, ainda, com a participação de representantes de diversas instituições que dinamizam a pastoral em nossa Igreja, de bispos que acompanham a pastoral presbiteral nos regionais. O evento segue até a próxima terça-feira, 30.