No último domingo, 29 de setembro, a Paróquia de São José Operário, em São João del-Rei, foi palco do Encontro Diocesano de Catequistas 2024. O evento, promovido pela Pastoral Catequética Diocesana, reuniu mais de 550 catequistas das diversas paróquias da Diocese de São João del-Rei. A programação foi intensa e abordou temas cruciais para o desenvolvimento da Catequese.
Pela manhã, após um café de boas-vindas e a oração inicial, os participantes foram recebidos pelo Assessor Diocesano da Catequese, Padre Álisson André Sacramento, que conduziu o evento ao longo de todo o dia. Em seguida, a Coordenadora Diocesana da Catequese, Márcia Rezende Hallak, deu início à primeira reflexão, com o tema: “Qual é o compromisso de ser catequista?”. Na oportunidade, ela destacou a importância da consciência vocacional, da formação contínua, do trabalho em equipe e do testemunho pessoal como pilares da missão catequética. “Ser catequista é um ministério que requer preparação contínua para viver plenamente a missão que Deus nos confiou”, afirmou Márcia.
A programação da manhã seguiu com outra formação, desta vez conduzida pelo Seminarista Jeferson Djalma Coimbra, que abordou o tema do Ministério de Catequista, instituído pelo Papa Francisco em 2021 através da Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio Antiquum Ministerium. O encontro foi um marco para introduzir aos catequistas o significado dessa iniciativa da Igreja e suas implicações para o futuro da Catequese na Diocese. Um momento especial ocorreu com a participação de Sueli de Fátima da Silva, da Arquidiocese de Mariana, a primeira catequista do Regional Leste II a ser instituída como Ministra da Catequese. Sueli partilhou sua experiência vocacional e os desafios e alegrias de seu processo de instituição ao ministério.
Na parte da tarde, os catequistas tiveram a oportunidade de se aprofundar em mais um tema essencial para sua missão: a espiritualidade do catequista. O momento foi ricamente assessorado pela Irmã Eliene Pereira de Oliveira, fsp. A religiosa, com vasta experiência na área catequética, apresentou as dimensões que compõem a espiritualidade do catequista: cristocêntrica, trinitária, bíblica, litúrgico-sacramental, eclesial, mariana e missionária. Além disso, o dia foi marcado por diversos momentos de oração, música e animação, conduzidos pelos músicos do grupo Missão Corações ao Alto, que estiveram presentes durante todo o evento.
Ao final da tarde, em preparação para a Santa Missa de encerramento, todos participaram de uma Celebração da Luz. Nesta dinâmica, os catequistas, uma vez iluminados pela luz de Cristo, foram chamados a se tornarem também iluminadores. Com velas acesas, os participantes seguiram em uma procissão luminosa, saindo do Centro de Pastoral Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho em direção à Igreja Matriz de São José Operário, onde foi celebrada a Missa de encerramento.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, que, durante a homilia, inspirou os catequistas a perseverarem em sua missão de anunciar a Boa-Nova de Jesus Cristo, a partir da Liturgia da Palavra do 26º Domingo do Tempo Comum. Além do Assessor da Catequese, Padre Álisson, concelebraram o Pároco local, Padre Vinícius Idefonso e o Pároco da Paróquia do Menino Jesus de Praga, Padre Odair José de Carvalho.
Texto: Jeferson Djalma Coimbra – Seminarista
Fotos e Vídeos – Pastoral Catequética da Diocese de São João del-Rei.



























