Entre os dias 26 e 29 de maio aconteceu no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, o Retiro Espiritual do Clero da Diocese de São João del-Rei. O evento anual reúne bispo e presbíteros no local situado à 75 km de Belo Horizonte e 19 km de Ouro Preto, para momentos de oração, cuidado espiritual e encontro com Deus.
“O retiro é sempre um bom momento para se dar uma pausa com nossa rotina e buscar ter um contato íntimo com Jesus Cristo. Podemos, assim, rezar ao longo desses dias”, destaca o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.
Este ano o pregador foi Dom Valter Magno, nomeado bispo da Diocese de Ituiutaba/MG e que vêm encerrando a missão como bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador/BA. Ele também ficou responsável pelas locuções, levando os presbíteros a um profundo discernimento sobre sua vocação, seu chamado e o exercício do seu ministério.
A experiência do retiro espiritual para o clero é sempre oportunidade dada por Deus para que cada ministro ordenado se encontre de modo renovado com o Senhor de sua vida. Nestes dias, rezando com o clero da Diocese de São João del-Rei, pude perceber a sincera busca de Deus que cada irmão empreende em sua vida. Rezamos sobre a identidade do presbítero, afinal, somos homens chamados pelo Senhor para pastorear o Seu rebanho e o fazemos, confiando na graça que o Espírito Santo nos concede, de agirmos na Pessoa do próprio Deus, no meio do mundo”, pontua Dom Valter Magno.
Sobre a experiência vivenciada, pregador reforçou a importância de se recarregar de esperança frente a missão exercida. Além de pedir a proteção da Virgem do Pilar para toda a Diocese. “O retiro foi momento forte de cada ministro ordenado nutrir e robustecer a sua esperança, insubstituível companheira que permite vislumbrar a meta, sendo o verdadeiro encontro com o Senhor Jesus (cf. Spes non confundit, 5). Que a Virgem do Pilar interceda pelo irmão dom José Eudes, bispo diocesano, pelos presbíteros e diáconos desta Igreja Particular para que possam continuar o caminho, na busca incessante pelo Senhor, peregrinando na esperança”.
Além das pregações, a programação contou, ainda, com adoração ao Santíssimo, oração do terço, confissões, missas, laudes e partilhas.
Fotos: Padre João Dantas | Padre Rondineli Cristino






































