Clero diocesano participa de evento formativo em preparação para o Mês da Bíblia

Setembro se aproxima e as comunidades de todo o país já começaram a se preparar para vivenciar o Mês da Bíblia. A iniciativa é motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é oportunidade para estudo da Palavra de Deus. Neste ano, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é a Carta aos Efésios, com a inspiração “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”. Na Diocese de São João del-Rei a preparação teve início nesta sexta-feira, 25, com um encontro formativo com o bispo e o clero diocesano.

O evento teve início com orações na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. Em seguida, os participantes se dirigiram para o Salão Irmão Sol, próximo ao Campus Santo Antônio, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para o momento formativo conduzido pela irmã Zuleica Aparecida Silvano, Professora na Faje e assessora no serviço de animação Bíblica.

O “Mês da Bíblia” no Brasil é um tempo privilegiado para o estudo de um livro ou tema bíblico. Neste ano, a Comissão de Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as instituições bíblicas, dentre elas, o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas), escolheram como tema a “Carta aos Efésios” e o lema “Vestir-se da nova humanidade” (Ef 4,24). Esta frase é de uma exortação da própria carta, na qual o autor apresenta aos batizados e batizadas em que consiste assumir a vida nova após a adesão a Cristo e ao batismo, sobretudo em um contexto não cristão, onde viviam, provavelmente, os destinatários dessa carta.

“A nossa ação pastoral e a nossa espiritualidade precisam ser cada vez mais íntimas das Sagradas Escrituras, fonte indispensável da nossa fé. Essa é uma oportunidade de aprofundar em conhecimento e espiritualidade para ajudar as comunidades na valorização da Palavra de deus que é a grande riqueza na vida do cristão”, pontua o Assessor Diocesano para Animação Bíblica da Pastoral, Padre Ronan Jesus da Costa Silva.

A mesma abordagem será oferecida aos leigos da Diocese, em um evento formativo neste sábado, 26 de agosto, a partir das 09 horas, na Paróquia do Santuário Diocesano de São João Bosco, em São João del-Rei. O encontro visa dar às lideranças leigas uma oportunidade para melhor se prepararem para vivenciar o Mês da Bíblia, sendo semeadores da Palavra, animadores em nossas pastorais e movimentos paroquiais na busca do aprofundamento nas Sagradas Escrituras e incentivadores de uma verdadeira espiritualidade bíblica.

Fotos: Lucas Silveira | Padre Rondineli