Clero diocesano participa de Retiro Espiritual online

Teve início na manhã desta terça-feira, 21, o Retiro Espiritual do Clero da Diocese de São João del-Rei. Realizado de maneira remota, o evento online contou com momentos de oração e reflexão, além da participação de Frei César Cardoso de Resende.

Segundo o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, o Retiro Espiritual sempre é um convite a voltar ao primeiro amor. “Ajuda cada Padre assumir sua vida com alegria, generosidade e fidelidade para que prossiga  com o seu ministério e com fidelidade a Deus e ao povo. Considerando que não tivemos nosso Retiro Espiritual no corrente ano convido, vamos realizar três dias de espiritualidade através de videoconferência”.

Frade da Ordem dos Carmelitas Descalços, Frei César Cardoso de Resende foi o responsável por conduzir o momento de reflexão. “Fui convidado para participar com nossos pastores deste tempo de graça, compartilhando com eles estes momentos de oração e meditação, oferecendo-lhes minha humilde contribuição como Carmelita e como filho da Diocese. O retiro é um tempo para fazer aquela experiência inaugurada pelo próprio Deus quando, em vistas da terra prometida, fez passar seu povo pelo deserto. O deserto não é um lugar onde se passa uma vez por todas, mas é uma instituição, onde se deve passar sempre”, explica o religioso.

“Grande alegria, a minha, poder participar deste momento em que o clero, reunido em torno de seu bispo, renova sua pertença à Igreja de São João del-Rei, no seu caminho de busca constante do rosto de Deus que querem resplandeça em suas vidas e trabalhos. É o momento de escutar a voz de Deus que quer lhes falar ao coração. Sim, ao coração, porque é ali que aconteceu a todos nós aquele encontro no qual Deus nos “seduziu”, nos chamou na intimidade, e ao que nós, tocados pelo seu amor, decidimos corresponder e abraçar a missão que ele nos confiou de ensinar, santificar e servir o nosso povo, na unidade e em nome da Igreja, corpo do Senhor”, conclui.

O momento de espiritualidade realizado de forma online segue até a manhã de quinta-feira, 23.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).