CNBB divulga hino da Campanha da Fraternidade 2024

Foi lançado neste domingo, 17 de setembro, o hino da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, que tem como tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, (Cf. Mt. 23, 8). De acordo com o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.

A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

Música

De autoria do José David Melo, da arquidiocese de Aracaju (SE), a música seguiu todos os critérios estipulados no edital divulgado em julho no site da CNBB, dentre eles o de melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia. A melodia também obedeceu ao critério de realçar o sentido da letra.

“É muito importante poder contribuir com a Campanha da Fraternidade que, sobretudo no tempo quaresmal, nos ajuda a viver essa dimensão social da fé, mas sem deixar de lado a dimensão da oração, a dimensão das práticas penitenciais”, disse o autor.

A inspiração para a música, segundo o autor, surgiu a partir de melodias anteriores, sobretudo das suas preferidas que são as de 2017 e a de 2020. Ele deixou claro também que os hinos da CF não são um canto litúrgico, mas que são específicos para serem utilizados nos encontros da Campanha da Fraternidade, início ou final das vias-sacras ou das missas. “É muito gratificante contribuir com essa campanha que é muito importante para a Igreja no Brasil”, disse.

Letra

A letra do hino já havia sido divulgada no site da Conferência em julho de 2023. O autor é o Douglas Diego Palmeira Rocha, cristão leigo da arquidiocese de Campinas (SP). A inspiração para a letra, segundo Douglas, foi fruto da oração feita com os textos bíblicos próprios para o tempo quaresmal, mas também de todas as contribuições e iluminações do Papa Francisco para a Igreja através de sua Encíclica Fratelli Tutti.

Ele comenta que a Campanha da Fraternidade abre a oportunidade de refletir sobre a comunhão, o diálogo, a amizade social. “Me apoiando em todo o magistério da Igreja, tive a graça de compor esse texto”, disse.

Ouça o hino: