Com adaptações e respeitando o distanciamento, 132 jovens são crismados em Barroso

132 jovens receberam o Sacramento da Crisma neste final de semana, na cidade de Barroso. Quase um ano sem realizar a cerimônia sacramental nas paróquias da Diocese, devido a pandemia do Coronavírus, o bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, conduziu a celebração de forma inovadora, respeitando as normas de prevenção propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao todo foram 6 celebrações, subdivididas por grupos menores de crismandos, pais e padrinhos.

A iniciativa partiu do pároco, padre Pedro Jesus Wiermann, juntamente com o bispo diocesano e catequistas da comunidade paroquial de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo sacerdote, os jovens já se encontravam preparados através dos encontros presenciais, realizados antes da pandemia, e por formação remota.

“Nós queríamos que acontecesse esse evento. Foi calmo, tranquilo, sereno e agradável, com uma grande participação das pessoas, através das redes sociais. Cremos no amor de Deus, mas não podemos ficar parados. Claro, é necessário que se tenha prudência e proteção, usando máscara e respeitando o distanciamento. Assim, é possível adaptar e continuar nossa caminhada de fé, com a certeza que, na força de Deus, vamos vencer essa fase”, conclui o sacerdote.

Para que ocorresse de forma segura, houve pequenas alterações e adaptações. Para ungir a fronte do crismando, o bispo utilizou de cotonetes descartáveis, evitando assim o contato físico direto. Além do uso de máscaras, foram respeitados os distanciamentos, inclusive no manuseio das velas e na aproximação do jovem com o padrinho na hora da Confirmação.

“Foi muito interessante a organização do padre e de toda a comunidade, preparando e acolhendo esta celebração, além de perceber o respeito e participação dos jovens que estavam ansiosos para receber o sacramento. Sem dúvida foi uma experiência emocionante, após meses sem conduzir tal rito”, explicou o bispo, Dom José Eudes.

Para aqueles que não puderam se fazer presente no interior da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ou na igreja de São José, a Pastoral da Comunicação realizou seu trabalho de evangelização e conduziu transmissões ao vivo pelas mídias digitais da Paróquia. Duas celebrações contaram, ainda, com o apoio e transmissão da TV Barroso Regional.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, a Crisma pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, o fiel é encorajado e fortalecido para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

Fotos: Pascom Nossa Senhora do Rosário de Fátima

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).