Com as portas fechadas, diocese realiza celebração do Crisma e renova as promessas sacerdotais

Consagrar os santos óleos e renovar as promessas sacerdotais. A celebração da Missa do Crisma (ou da Unidade) foi celebrada na manhã de sábado, 30, de uma forma íntima, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar. Devido ao isolamento social e as demais formas de prevenção ao Coronavírus a cerimônia, que não foi realizada no período da Semana Santa, reuniu representantes do clero diocesano.

Realizada às véspera de Pentecostes, a celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom José Eudes Nascimento, e concelebrada por mais 10 padres. Durante a homilia, Dom José Eudes falou sobre a celebração do Crisma e destacou a atual situação que a sociedade tem vivenciado com a presença do “inimigo invisível”.

Ao final, o vigário geral, padre Geraldo Magela, aproveitou para agradecer a Deus pela realização celebração, mesmo dessa forma mais restrita. “Nos unimos assim ao Dom Waldemar e a todos os padres que não puderam estar aqui, mas que estão unidos de uma maneira muito forte, pelo vínculo do Sacramento da Ordem. O Senhor tem nos provado que mais do que fazer, nós devemos ser pessoas de Deus”.

Segundo o sacerdote, este é um grande momento de provação. “Os templos são muito importantes, claro, os sacramentos são sinais sensíveis da graça de Deus na nossa vida, mas nessa hora, que muitos não podem ir as igrejas, receber a eucaristia, precisando viver a fé nas próprias casa, lembramos da palavra de Jesus que destaca os adoradores em espírito e verdade. Nossas famílias tem voltado ao tempos que os pais rezavam com os filhos, uma verdadeira Igreja Domestica”, explica.

A celebração foi transmitida ao vivo pela TV Campos de Minas, por emissoras de rádio da região e pelas redes sociais de muitas paróquias. Além da benção dos santos óleos: enfermos, catecúmenos (para batizados) e crisma que serão enviados a cada paróquia para serem utilizados no período de um ano, houve ainda a renovação das promessas sacerdotais.