Com criatividade, pradenses marcam o mês de maio com homenagens à Maria

Os meios de comunicação e as redes sociais têm sido um instrumento importante para que as famílias se tornem verdadeiras Igrejas domésticas. Em um mês dedicado a Nossa Senhora, muitos dos fiéis tiveram que se reinventar e abusar da criatividade para manter as homenagens à Mãe de Jesus. Foi o caso da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Prados, que mobilizou os moradores a interagirem por videos e transmitirem sua prática de fé e devoção.

Diante do isolamento social, provocado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a Igreja Católica suspendeu as missas presenciais e atividades pastorais. A medida atende às recomendações das autoridades sanitárias, dado que a melhor forma de conter o avanço da doença é a prevenção, evitando todas as formas de aglomeração de pessoas. Sendo assim, as ações tiveram que ser realizadas nas próprias casas dos paroquianos.

Desde o início do mês, crianças de todas as idades mantiveram a prática de coroar a imagem da Virgem Maria. Essa é uma tradição que se intensifica, em muitos lugares, durante o mês de maio. Essa prática foi iniciada no século XIII, mas solidificada apenas no século XIV, quando São Felipe Neri que começou a dedicar o mês de maio à Maria, homenageando-a com flores.

💕🎵Azul é Teu manto e branco é Teu véu 🌹🌹

Posted by Paróquia Prados on Wednesday, May 13, 2020

A cada dia da semana o vídeo com uma criança da comunidade paroquial coroando a imagem de Maria era publicado na página do Facebook. Vestidas de anjos – forma mais tradicional da coroação – as crianças fazem um verdadeiro céu na própria casa, ofertando presentes com fortes simbolismos como flores, manto e coroa.

E a criatividade não foi explorada, apenas, pelas crianças. Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística também manifestaram seu amor à Maria e valorizaram a prática do Terço.

Ao som da música “Maria Passa à Frente”, interpretada por Padre Marcelo Rossi e Gusttavo Lima, os integrantes utilizam de um método que “viralizou” na internet, demostrando uma união, através da oração, mesmo em período de isolamento social.

E as homenagens continuam. No próximo sábado, 30, às 18h30, haverá o “Tributo a Maria”. A celebração terá duas horas de duração e contará com músicas marianas, oração do terço e coroação. Fechada ao público, ela será transmitida ao vivo pelas redes sociais da paróquia.

Segundo o pároco, padre Rondineli Cristino, todas essas práticas devocionais em período de pandemia são formas que a comunidade encontra para manifestar seu amor a Nossa Senhora. “Mesmo não sendo possível fazer as celebrações nas comunidades, todos se mobilizam para homenagear a Padroeira. É uma forma de renovar o pedido de proteção e demonstrar a confiança e amor que se têm a Mãe de Jesus, reconhecendo sua dignidade diante de Deus e dos homens. Sem duvida, celebrar com música e oração é a boa forma”, explica.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).